quarta-feira, 26 de outubro de 2011

E essas apresentações de Bio-Química?

Olá gente. 

Passei para falar de alguns assuntos que estão bombando ultimamente. Primeiro, acreditam que já saibam que o gabarito oficial do ENEM 2011 já saiu no site do INEP: http://enem.inep.gov.br/. Algumas questões parecem que vazou numa escola do Ceará e estão dizendo que a prova pode ser anulada!!! Isso mesmo, mais dois cansativos dias de provas, inclusive para quem não tem nada a ver com a história e foi bem nessa prova. Porém, o INEP garante que não haverá uma anulação (oremos), mas informações no link: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/mec-nega-vazamento-do-enem-alunos-de-escola-no-ceara-poderao-refazer-o-exame-20111026.html.

Tá rolando no III° ano, as apresentações do projeto "Quimica é Vida". Um projeto inter-disciplinar que abarca as matérias de Química e Biologia. O problema é que essas apresentações estão tocando o terror entre os alunos. A rigidez de uma (ou mais) professora (s) está deixando os estudantes excessivamente nervosos e preocupados. A cada apresentação é gente chorando, gente tremendo, gente desmaiando. Isso mesmo, desmaiando! As apresentações vão até terça-feira que vem e vale, para os que sobreviverem, três pontos para as matérias.

Numa recente pesquisa feita no blog tivemos a matéria de Matemática vencendo como a mais difícil deste ano em todas as séries do Ensino Médio. Apesar dessa ser a opinião dos alunos, pelo menos posso afirmar que no III° ano, os maiores indices de reprovação ficarão por conta de Química e Biologia. Se quiser conferir o resultado completo, basta olhar a enquete aqui ao lado.

Por hoje é só caros colegas. Até qualquer momento. Abraços.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com informações relevantes para vocês.
O SUBSTITUTO

sábado, 22 de outubro de 2011

Hoje é dia de ENEM, Bebê!

Olá

"Hoje é dia de ENEM, bebê!" - Essa foi a manchete do Jornal Massa! de hoje. Um importante dia na vida de muitos alunos que cursam o 3º ano e um dia para testar os seus conhecimentos para alguns alunos do 2º ano. Espero que todos se saiam bem e lembrem-se de levar caneta esferográfica preta de material transparente, nada de relógio, e como simulado o ano todo no CPM Dendezeiros, atrasos não serão permitidos.

Hoje o cardápio do dia no ENEM são As Ciências Humanas - História e Geografia e Ciências da Natureza - Química, Física e Biologia. A prova terá duração de 4 horas e 30 minutos.

É isso!

Agora tenho que ir fazer a prova também !!!!

Phantom

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

É o desespero...!

Final de ano chegando. Os resultados também. Segundo meus cálculos, teremos apenas mais 14 dias de aulas a partir de hoje. Porém nem todos irão passar, essa é a triste realidade. Então vem o questionamento em relação ao sistema de notas. Então, vou repostar uma polêmica de um tempinho atrás: As avaliações e as notas são realmente necessárias?


Por que temos que fazer avaliações? Por que recebemos notas? Elas são mesmo necessárias?
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. O objetivo principal do ensino básico e preparar os alunos para o vestibular e consequentemente, para as faculdades. Como é de praxe, os estudantes não percebem a necessidade do estudo no início da sua jornada e para isso conta com a figura do professor, que além de ministrar a sua matéria, também prepara o aluno para o futuro. O professor tem que mostrar os assuntos e ver que os alunos aprenderam, também tem que fazer que os mesmos se interessem.Aí é que está o problema.
A maioria não se interessa. Então de que forma pressionar para os alunos estudarem? A forma encontrada [por algum infeliz mal-amado] forão as avaliações, seja qual for: apresentação, teste, prova, trabalho, experiências, seminário e por aí vai; onde o aluno recebe uma nota de acordo com o seu aproveitamento. No qual se não conseguir acumular boas notas poderá repetir de ano.

Existem várias formas de avaliar o desempenho do aluno pelo mundo. No Brasil, a maioria das escolas seguem o seguinte padrão: a cada unidade os alunos concorrem a 10 pontos, tendo que conseguir 5, 6 ou 7 (dependendo da escola), chegando a 20, 24 ou 28 pontos, respectivamente, no final do ano para ser aprovado. Quem não conseguir será submetido a temível "recuperação", que é uma prova com todos os assuntos dados no ano valendo 10 onde o avaliado tem que tirar 5 ou pode repetir a série.

Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa as notas são dadas por conceito: A, B, C, D e E [algumas têm F], se você tiver mais A, B ou C é aprovado, caso contrário pode ser "conservado". Nas melhores instituições do mundo, quem dá a própria nota são os alunos. Acredito que esse modelo não faria sucesso no Brasil...

O ano está acabando e minha preocupação referente a continuação do blog está se acentuando. Por isso, necessitamos de alunos responsáveis do II° e do I° ano interessados em participar deste site. Quem tiver vontade de participar basta enviar um e-mail para osubstitutodoblog@hotmail.com com seu nome, série, codinome e um pequeno texto crítico-informativo. Depois de um tempo em treinamento o novo blogueiro já entra como efetivo... Contamos com vocês.
É isso aí gente. Até qualquer hora. Não esqueçam de votar na enquete ao lado.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Visita a UNIME

Hoje foi o dia da visita a UNIME. Conforme o previsto, quase a totalidade dos alunos do II° e III° ano participaram do evento. A surpresa foi que a faculdade estava realmente preparada para atender a demanda, a começar pela frota de ônibus que simplesmente "colocou no chinelo" a frotazinha de ônibus que nos levou para o Sete de Setembro.

Lá, além dos stands em que estudantes falavam um pouco dos cursos que existem na UNIME, houve também sorteio de brindes (entre eles uma bolsa de estudos parcial), testes psicológicos e visitas às instalações do local. No final do evento ouve um pequeno tumulto envolvendo alunos do CPM Dendezeiros, CPM Lobato e uma outra escola lá, mas nada de grave.

Chegamos ao colégio umas 18:30hs. Ainda entramos em forma. Alguns estudantes esperavam ouvir um sermão, mas parece que a UD ponderou por causa do horário. [preparemos nossos ouvidos para amanhã]

Saiu hoje a lista de aprovados para a segunda fase da OBMEP. As provas acontecerão no Colégio Costa e Silva (Largo da Madragoa - Ribeira), no dia 05/11 às 13:00hs.

Vale lembrar que neste ano a Bahia vai ter horário de verão. Então nosso horário continuará sendo o horário de Brasília. Isso é importante principalmente para o ENEM, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, das 13:00hs às 17:30 ou 18:30hs (a depender do dia). Ressaltando que os locais de prova já se encontram no site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.  Como a greve dos Correios terminou, em breve receberemos em casa os comprovantes de inscrição com as instruções necessárias.

O ano está acabando e minha preocupação referente a continuação do blog está se acentuando. Por isso, necessitamos de alunos responsáveis do II° e do I° ano interessados em participar deste site. Quem tiver vontade de participar basta enviar um e-mail para osubstitutodoblog@hotmail.com com seu nome, série, codinome e um pequeno texto crítico-informativo. Depois de um tempo em treinamento o novo blogueiro já entra como efetivo... Contamos com vocês.

Por hoje é isso. Até mais.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tic-Tac

O tempo continua passando. Faltam um pouco mais de um mês para o fim do tempo "regular" de aulas. A partir do meado de novembro se iniciam as jornadas de provas finais e a temidas e sempre tensas recuperações...

A escola anda meio sem novidades... A não ser a entrada em forma que está cada vez mais f.ú.t.i.l [não fui eu quem falou isso...]. 

Amanhã  alunos do II° e o III° ano em peso, farão uma visita à UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura). A visita tem como objetivo principal auxiliar os estudantes na escolha da profissão. O ônibus saíram do colégio às 13:00hs em ponto. A entrada em forma será às 12:45hs, o uniforme é o de meia-gala (alunos com coturno).

O ano está acabando e minha preocupação referente a continuação do blog está se acentuando. Por isso, necessitamos de alunos responsáveis do II° e do I° ano interessados em participar deste site. Quem tiver vontade de participar basta enviar um e-mail para osubstitutodoblog@hotmail.com com seu nome, série, codinome e um pequeno texto crítico-informativo. Depois de um tempo em treinamento o novo blogueiro já entra como efetivo... Contamos com vocês.

Por hoje é só gente. Valeu e até qualquer hora.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...