quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A bruxa estava solta...

Olá pessoas.

Hoje foi sem dúvida o mais tenso e emocionante primeiro dia de treinamento da história do CPM. Vou tentar ser o mais imparcial possível, afinal estive emocionalmente envolvido com as situações. 

O treinamento se iniciou às 7:30hs, um pouco depois do previsto. Após as devidas (e demoradas) verificações, fomos surpreendidos com a informação que já iríamos para as ruas. Dito e feito. Antes das 9hs estávamos saindo da Avenida Luís Tarquínio, passado pela Avenida Dendezeiros e após passar pelo Luís Tarquínio outra vez, chegamos ao colégio.

Somente quando estava perto das 11hs, o ponto alto da manhã começou: a competição para definir qual Guarda Bandeira representará os CPM's no dia sete. Todos estavam tensos e o clima de apreensão dominou o pátio e os alunos.

Quem se "apresentou" primeiro foi a GB do Lobato. Na minha opinião, foi a melhor em relação a movimentos. Porém, um esquecimento da comandante os prejudicou muito. Além deles não perfilarem a bandeira, ficamos quase três minutos esperando eles se deslocarem ao dispositivo de parada. Também saíram antes da "Canção do Expedicionário" tocar. A bruxa foi solta...

Em seguida, foi a tão esperada GB da Ribeira que, nos últimos anos se tornou nossa maior "rival". Além da apresentação mediana, a comandante cometeu um erro fatal: simplesmente esqueceu de desencorporar! Quando todos esperavam a posição de desencorporação, a BG ribeirense simplesmente marchou em direção ao infinito e se mandou da área cívica. Não tinha como vencer, correto? Ou será que tinha? A bruxa estava se divertindo...

Por últimos foi a nossa Guarda Bandeira. O "patriotismo" do Dendezeiros ficou logo evidente quando começamos a cantar com ímpeto a "Canção do Expedicionário", porém, o tenente mandou cessar haja vista que não tínhamos feito o mesmo com as demais GB's (cada escola que cante a canção pra sua guarda, não é verdade, mas enfim...). A perfeição que tanto vimos durante o ano resolveu faltar justamente hoje! No tocante a contagem de tempo e movimentos nossa Guarda foi precisa e perfeita, mas algumas pessoas perderam o passo, a GB passou do espaço próprio para a fração (invadindo a área das bandeiras) e o comandante também saiu antes da canção tocar (porém soube contornar a situação). Realmente, a bruxa estava fazendo a festa.

Depois de todas as apresentações, um tenente membro da Guarda Bandeira da Vila deu o resultado postergado das devidas considerações. O Lobato recebeu 1 voto, a Ribeira 0 (rsrsrs) e a nossa GB recebeu 2 votos. Vencemos outra vez. É óbvio que vencer é muito bom, mas não se deve esquecer que as outras escolas, assim como nós, passaram o ano inteiro ensaiando e se preparando. E da mesma forma que elas perderam poderia ter sido nós, pois se não houvessem tantos erros... Bem, é realmente muito cruel decidir tudo com base numa única apresentação, influenciada por fatores como pressão e muitíssimo nervoso, mas quase tudo de importante que acontece em nossas é assim, como por exemplos as avaliações e os vestibulares.

A parte "boa" veio mesmo depois. A Ribeira, inconformada com a segunda derrota consecutiva, criou um tipo de corredor polonês com alunos gritando: "marmelada, marmelada" e lançando palavras denigridoras a alunos do Dendezeiros. Quando os alguns alunos da GB, da 1ª e da 2ª Cia do Dendezeiros voltaram do almoxarifado  encontrara uma barreira formada por estudantes da Ribeira e do Lobato impedindo a passagem. Vocês acham que nós pedimos licença? Claro que não... Foi aí que o conflito começou. Foi necessária a presença de vários oficiais para separar os grupos. Ressaltando que a  aluna coronel da Ribeira, que deveria ser exemplo, além de estar envolvida com as brigas, incentivava com palavras e gestos outros alunos da sua escola.

Depois disso ainda teve um tumulto na portaria que precisou da presença de soldados para controlar. Os alunos pareciam vândalos, membros de torcidas organizadas. Houve ainda outros fatos, mas vou omití-los já que a postagem está muito grande...

A Ribeira prometeu boicotar o Sete de Setembro e alguns alunos prometeram não desfilar (olhem nossa cara de preocupação...) Veremos amanhã.

Parece que o objetivo de descentralizar os comandos do Dendezeiros não foi cumprido e apenas fez aumentar a rivalidade entre as escolas, até chegar a pontos incontroláveis como estes. É. Realmente. Hoje, a bruxa estava solta...

Por hoje basta. Até amanhã.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

Expectativas e tensão.

Oi,

Ontem no post: "RECESSO" eu avisei que hoje teríamos a disputa da Guarda Bandeira das unidades CPM com objetivo de ser representar o colégio no 7 de Setembro.

Pois hoje tivemos a tão esperada competição e a vitória foi da Unidade Dendezeiros. Inconformados com a derrota, alguns componentes da GB de outras unidades discutiram e até tentaram agredir fisicamente alunos do "Dendê" Que encontravam-se comemorando. Esses alunos foram "escoltados" por um oficial para fora do colégio e tivemos até uma ameaça de "motim" por conta da insatisfação com a escolha, mas no fim, tudo terminou bem.

Fazendo valer toda a tradição e glória de sermos a unidade mais antiga dos CPMs de Salvador, representaremos todas as unidades CPM no desfile e espero que todos se esforcem ao máximo nos treinamentos para honrarmos essa posição de destaque.

É isso aí.

Blog Cpm Salvador, Não paramos nem no recesso! Continuem acompanhando.

Phantom

terça-feira, 30 de agosto de 2011

RECESSO!!!


Boa Noite!

Hoje no CPM os alunos estavam em clima de sexta feira... Como último dia de aula antes do recesso da semana da pátria (exceto para os alunos que compõem a guarda de honra e irão desfilar no 7 de setembro) muitos alunos estavam eufóricos e ansiosos para tocar o sinal da última aula.

Entretanto, como nada é perfeito tivemos testes e apresentações de trabalho em quase todas, senão todas as turmas do 3º ano para fechar as notas da IIIª unidade antes do TJ. Parece que foi ontem que a equipe do CPM Salvador dava as boas vindas à todos os alunos, marcando o início do ano letivo de 2011 e, num piscar de olhos, aqui estamos. Prestes a encerrar a penúltima unidade!

Para MUITOS alunos, a "5ª unidade" também chamada de "Final Fest" ou simplesmente Prova final, já é inevitável. Para outros a "Recu-Recu" também já é garantida. Os índices de reprovação na IV unidade principalmente no IIIº Ano vai ser exagerado e teremos algumas finais com clima de aula normal por conta da quantidade de alunos que comparecerá. As principais vilãs são as matérias de ciências exatas e com um "ingrediente" extra: Biologia, porém esse ano, até as matérias com fama de "fáceis" poderão surpreender.

No mais, só nos resta estudar, pois logo após a pausa, voltaremos com força total e já teremos os TJ's à nossa espera.

Para os desavisados, a 1ª prova do IIIº ano é Biologia e será na sexta-feira, dia 09/09/2011 e no sábado também teremos prova.

Amanhã, será decidida a Guarda Bandeira que irá representar o CPM no desfile de 7 de setembro, então espero que todos estejam torcendo pelo CPM Dendezeiros! Nas redes sociais hoje o brado "Vai Dendê" incentiva todos os representantes.

Por hoje é só

Phantom

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sete de Setembro chegando

Depois de muitas queixas e polêmicas nestes últimos dias aqui no blog, vamos falar no que interessa.

Ontem a tão esperada lista do Sete de Setembro foi publicada. E, como de praxe muitos alunos se mostraram insatisfeitos, alegando injustiças e etc. Os tenentes fizeram questão de enfatizar que uma vez a lista pronta ela não será alterada, portanto, ela é definitiva.

O tenente de hoje também estava se perguntando porque os alunos resistem em entrar na 3ª Cia. Ele provavelmente sabe, que os estudantes não gostam da companhia, por achá-la subsequente, o resto da Guarda. Será verdade?

Os treinamentos se iniciarão no dia 31/08 e estão programados para os dias 01, 02 e 05/09 dependendo do rendimento da tropa.  Horário normal de entrada em forma. Logo depois desta semana da pátria, no dia 09/09 já se iniciam os TJ's finalizando a IIIª Unidade.

Sem esquecer que no dia 30/08 a Guarda Bandeira do Dendezeiros irá participar de uma competição com as outras unidades, para ganhar o direito de desfilar no dia sete. Estaremos todos lá apoiando e torcendo pela nossa GB, certo?

Por hoje é só galera. Valeu e até a próxima.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

Respostas - Postagem "Dia Atípico"

E aí galera!

Bom, haja visto que minha última postagem não agradou à algumas pessoas, gostaria de justificar, até para esclarecer alguns fatos.

1- Logo de cara gostaria de dizer que NÃO CITEI NOMES, apenas me referi à pessoa.

2- Sim, já tive apresentações nas quais estive inseguro, com medo de que outras pessoas sem o menor vínculo comigo vissem, entretanto nunca cheguei ao extremo de bater a porta na cara de visitantes até por que sei que a sala não é minha.

3- Se no consenso, todos votassem para fechar a porta, pediria educadamente para que os outros se retirassem, e pelo que observei, faltou um pouco de polidez na atitude do aluno, não é necessário ficar a todo o tempo com sorriso no rosto, apenas é necessária a educação para contornar alguns problemas.

4- Posso não ter TANTA proximidade (ou posso?) com o aluno, entretanto a minha conclusão não foi infundada. Não entrarei em detalhes, entretanto reconheço que me faltou imparcialidade, pois não devo me deixar levar pelas emoções (pelo menos aqui).

5-Humilde? Não sei se sou. =D

6- Apenas retificando a informação obtida por um leitor: Ao fazer um comentário sobre alguém, não se deve questionar apenas aos amigos, deve se perguntar a todas as pessoas que convivem com esse alguém, e acho que me faltou apenas um pouco mais de pesquisa, porém, o que escrevi aqui não é uma opinião apenas minha e nem coletada ao acaso.

7- Seguindo o conselho de uma leitora, tentarei rever meus conceitos e medir as minhas palavras ao escrever as minhas postagens.

8- Quanto às aparências, espero que eu REALMENTE esteja enganado e se estiver, gostaria apenas de deixar as minhas desculpas.

9- Novamente quero me desculpar com todos os leitores, pois realmente faltou imparcialidade na postagem e me esforçarei para que isso não se repita.

10- Agradeço a todos que deram as suas opiniões e espero ter respondido a todos.


Phantom.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Dia atípico"

Oi Galera,

Hoje, terça-feira, 16 de Agosto de 2011 foi um dia "atípico", segundo as palavras do coordenador disciplinar do Pavilhão I no CPM. Por que? Pois hoje foi a Paralisação nacional da educação, ou seja, ALGUNS professores não-militares não lecionaram hoje.

Seguindo a risca um hábito que torna-se cada vez mais comum no CPM, muitas turmas foram "exemplo" de união e TODOS os alunos de varias turmas do IIº e IIIº Ano faltaram. Em outras no entanto, teve média de comparecimento entre 1~5 alunos. Na minoria das turmas tivemos mais de 70% de comparecimento por conta de avaliações, trabalhos ou aulas importantes de professores militares ou daqueles que não aderiram à paralisação.

Por conta dessa abundância de horários vagos, tivemos um grande número de alunos vagando pelo colégio, ou visitando outras turmas, e foi em uma dessas visitas que ocorreu um fato lastimável em uma turma do IIIº ano. Enquanto a turma preparava-se para a apresentação de um trabalho, alguns alunos foram fazer uma "visita" aos amigos, ou somente apreciar a decoração da sala.

Ah, amanhã teremos Olimpíadas de Matemática no CPM, e embora não seja obrigatório o comparecimento, o bom desempenho na avaliação pode ser premiado com nota em matemática, o que acredito que será útil para vários alunos.

Por hoje é só.

Phantom

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia do Estudante?

Olá.
Passei aqui bem rapidinho para não deixar de dizer algumas coisas.

Vocês já devem saber que na sexta-feira haverá a solenidade em homenagem ao Dia do Estudante. Desde o tempo que eu estudo no colégio, é a primeira vez que existe uma solenidade em homenagem a gente (é claro que muitos prefeririam a folga do dia, mas já é um avanço).
O tenso é que como o tenente disse em forma hoje pela manhã, "nenhum aluno tem autorização para faltar na sexta-feira". Sendo assim, quem faltar terá no mínimo, um dia de impedimento.

Quinta-feira não teremos aulas. Algumas turmas já estavam conjecturando a falta coletiva na sexta, mas pelo jeito a UD se adiantou e interviu contra a causa.

Se vocês ainda não perceberam, o Sete de Setembro está chegando. Falta menos de um mês para a tão esperada data. Pelo que eu soube, já foi definido o comandante subsequente, ou seja o único que faltava que é o da 3ª Cia. Pelo jeito, vai ser o major mais antigo: Ayllander.

As provas serão depois da semana da pátria, que provavelmente se iniciará entre os dias 30 e 31 de agosto.

Por hoje é só. Até qualquer hora.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações (quase) diárias para vocês.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

De Volta!

Oi Galera!

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas a todos...[por favor não comecem a bater palmas] enfim gostaria de me desculpar pela ausência no blog, por sorte O SUBSTITUTO segurou a barra sozinho mas vou tentar postar o máximo possível.


Hoje, Sexta-feira, mais uma parada semanal. O tema da vez foi Homofobia... Acredito que essas palestras serão muito úteis como "base" de redação a muitos alunos do IIº e IIIº Ano [Principalmente do IIIº] que irão enfrentar o ENEM, a UFBA e afins. Tivemos também o alerta do Capitão responsável pelo 2º Pavilhão aos alunos do IIº ano que ambicionam o título de Coronel, Atualmente ocupado pelo Aluno Davi Souza, entretanto, ano que vem haverá o TAF [Para o pânico de muitos alunos graduados]. Enfim, depois desses avisos, tivemos a leitura do boletim e infelizmente (?) Não tivemos bilhetes de aniversário.


Após todos os avisos, a cansativa leitura do boletim dos 2 pavilhões, várias alunas passando mal, tivemos o cântico do Hino Nacional Brasileiro, encerrando a Parada.


Ah, outro aviso também foi que a cerimônia de hasteamento da bandeira está de volta às 8:00 e aqueles que estiverem fora da sala no momento da cerimônia e não tomarem posição de sentido estarão sujeitos a punições.

Por Hoje é só

Phantom

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...