quarta-feira, 29 de junho de 2011

Saudades da escola?!

Faltam apenas quatro dias para o nosso tão gostoso recesso acabar. Até então foram doze dias de puro ócio, pelo menos na teoria. Realmente, tudo o que é bom dura pouco. Muito pouco...

Quando se fala em férias, quase a totalidade dos alunos vibram, enxergando os momentos de descanso e de ociosidade. Porém, se afastar do nosso relicário da ciência e do saber, pode não ser tão fácil quanto parece. 
Como eu já acreditava e a pesquisa no blog apenas confirmou, os alunos sentem saudades da escola enquanto estão de férias. É claro que esta saudade é passageira e facilmente saciada logo nos primeiros dias de retorno às aulas. Mas é cada vez mais comum sentir falta de um lugar que passamos tanto tempo das nossas vidas.


De acordo com a pesquisa feita com os nossos leitores (apesar da amostragem baixa); apenas 22% não sentem falta de nada da escola. 41% assumem que sentem falta de alguns colegas e (acreditem) professores. E outros 35% simplesmente contam os dias para as aulas reiniciarem.


Enfim, desejo um excelente final de recesso a todos. Relaxem e curtam bastante porque a IIIª unidade vem aí com tudo, e recesso agora, meus caros, só as férias de final do ano.

Por hoje é só. Valeu e até qualquer hora.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sábado, 25 de junho de 2011

Competição de Ordem Unida

E aí Povo!


Gostaria de me desculpar com todos os leitores do blog pela minha ausência e espero que todos estejam curtindo esse recesso...Atendendo a pedido de um leitor, hoje falarei sobre a competição de ordem unida...Esta competição, há alguns anos atrás no CPM Dendezeiros (até aproximadamente 4 ~ 5 anos atrás se não me engano ), era realizada entre as turmas do IIIº Ano....Consistia entre uma “guerra de brados” onde uma turma atacava a outra. Nada de palavrões, agressões verbais...tudo na esportiva


Atualmente, esta competição ocorre no turno vespertino... Somente Ordem Unida, organizadas pelo SD mais recente da nossa unidade, responsável pelo 9º Ano [pelo menos até onde eu sei, posso estar enganado] e também ocorre aos Sábados, no Impedimento.

Aos Sábados, esta competição tem um prêmio... O grupamento vencedor da competição é liberado com antecedência. Porém para conseguir a “liberdade” no sábado, a concorrência é grande, e a qualidade da tropa deve ser digna de uma solenidade, falhas não são permitidas.

A Tropa no Impedimento é composta por alunos do 6º ao IIIº Ano...Tudo misturado...Os alunos são divididos em 3 grupos e o Comandante de cada grupo é escolhido pelo policial responsável pelo monitoramento do impedimento. Essa escolha segue alguns critérios...

Para a seleção do comandante da tropa no impedimento os critérios são:

1- Ser integrante da Iª Cia. Na falta de um aluno da Iª Cia. partimos para o 2ª critério

2- Pertencer à Guarda de Honra, na falta de um aluno que se enquadre no 1º ou no 2º critério...

3- Ser aluno do IIIº Ano

Para finalizar, deixo um vídeo encontrado no Youtube / Orkut de alguns colegas...A apresentação de uma turma do 9º ano na competição de Ordem Unida


9º F - Competição de Ordem Unida [FINAL]


Espero que tenham gostado do post.

Phantom

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Companhia de Alunos: Bandeiras Históricas e Estaduais

Bandeiras Históricas

As Bandeiras Históricas é uma companhia formada apenas por mulheres (no CPM, pois em outras companhias militares, há a presença de homens nessa fração). Elas carregam bandeiras que representam momentos históricos da sociedade e da "história" do Brasil (daí o nome). A comandante é, geralmente a segunda aluna major. E, como na 1ª Companhia, a sub-comandante é uma estudante que já tenha tempo e experiência na fração. Cada aluna de acordo com a sua posição na fração, carrega uma bandeira específica.
Neste ano, a aluna que seria a comandante da 2ª Cia, insistiu para que continuasse com as "bandeiras" e conseguiu. Por ser uma fraçao pequena, a vagas das Bandeiras Históricas são bastante disputadas e suas suplentes geralmente ficam nas Bandeiras Estaduais ou na 2ª Cia.

Perfil
Nome: Companhias das Bandeiras Históricas
Comandante Atual: AL CPM MAJ Ingrid Lorena
Sub-comandante Atual: AL CPM MAJ Maiara Fonseca
Objeto Símbolo: as Bandeiras

Bandeiras Estaduais


É bastante similar as Bandeiras Históricas. Possui apenas meninas no seu corpo e no seu Estado Maior e marcham com bandeiras. A diferença é que suas bandeiras representam as bandeiras dos Estados Brasileiros, por isso o número é contado: 27 integrantes no máximo, sem contar com a comandante, que desfila sem bandeira. Quem assume a companhia é a terceira major na lista de graduação e a sub-comandante é escolhida como nas Históricas:  aluna mais antiga e mais experiente. Seu objeto símbolo também são as bandeiras.

Perfil
Nome: Companhias das Bandeiras Históricas
Comandante Atual: AL CPM MAJ Luana Rocha
Objeto Símbolo: as Bandeiras

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

Especial de Alunos: Guarda Bandeira

A guarda Bandeira é uma das companhias mais importantes da Guarda de Honra, e também a mais disforme, tanto na escola, quanto na PM. Podem participar homens e mulheres desta fração, apesar de dificilmente vermos mulheres no corpo da tropa. A companhia que tem como função "guardar" o Pavilhão Nacional, é composto por três bandeiras: a do Brasil, a da Bahia e a do Colégio, sendo levadas, por graduados do Ensino Médio. Geralmente fica assim: o terceiro colocado (um aluno Tenente Coronel) do III° ano é o comandante e leva a bandeira do Brasil; o Major 1° colocado no II° ano leva a bandeira da Bahia e o 1° Tenente 1° colocado do I° ano leva a bandeira do CPM.

Como disse, a GB é um pouco diferente das outras frações. No Sete de Setembro, por exemplo, a disputa do comando não é feita por média e sim por qualidade. As GB's de todas as unidades desfilam e a melhor representa o CPM. Por isso, a escolha do comadante não é feita essencialmente por média, porém é levada em conta a experiência do mesmo. Tanto que neste ano, o aluno que comandaria a GB caso a ordem fosse seguida foi substituído por outro mais experiente.


Além dos graduados, companhia também é composta por mais sete alunos, que representam o corpo da tropa e levam um armamento (o fuzil) diferenciado da 1ª Cia por ter a baioneta (uma espécie de "facão").
A Guarda Bandeira é a companhia que só se movimenta com as outras frações da Guarda de Honra em posição de sentido e, cujo as autoridades prestam continência, devida a presença do Pavilhão Nacional. Essa fração é a última a entrar no agrupamento das frações, sendo incorporada e é a primeira a sair no momento da desencorporação, outros fatores que caracterizam sua disformidade em relação às outras companhias.
Na sua passagem nas ruas, e até mesmo quando há uma apresentação na escola, a Guarda Bandeira se destaca pelas  bandeiras e pelo coturno [ou sapato branco, no caso das mulheres].


Por ter poucas vagas, a participação na Guarda Bandeira é relativamente disputada. Sendo assim, existe a figura dos suplentes, que por indicação ficam à disposição da fração caso alguém tenha que sair.


Perfil
Comandante Atual: Al CPM TEN CEL Luiz Nunes
Sub Comandante Atual: Al CPM MAJ Mércia Sacramento
Brado Atual: Força Sagrada/ Do peito varonil/ Guarda Bandeira/ Guerreiros do Brasil
Objeto Símbolo: Bandeiras, representando o pavilhão nacional e o armamento com baioneta.
Antigos Comandantes: Thalita Bianca (2010), Juracy 
Marques(2009-2010), Jonatas (2009).

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Especial de Alunos: Estado Maior

O Estado Maior, podemos dizer que é a companhia mais segregadora, como o próprio nome já diz (Maior). É a fração de maior instância da Guarda de Honra. Participa homens e mulheres, apenas sob a condição de serem alunos graduados. Possui oficiais superiores, em suma do 3º ano, e é denominado a elite intelectual do Colégio, isso se deve ao fato de os seus componentes já terem passado por todas as séries que um estudante precisa passar (cursando então o 3º ano) e na série anterior(segundo ano) terem sido destaque. Como nós conhecemos, eles são os alunos mais antigos, pelo sistema de graduação. Todos os seus integrantes usam a espada, que é o símbolo da companhia.

Os integrantes dessa fração são renovados anualmente. Quando completa, fica na guarda de honra à retaguarda do Al Cel. Assim como as outras frações, esta apresenta alguns atritos com a Guarda Bandeira e algumas vezes é alvo de "brincadeiras" da 1ª Cia. O Estado Maior é uma das companhias mais cobradas pelos oficiais. Entre os graduados do III° ano, o Estado Maior é uma das companhias mais desejadas. Quem assume o comando, geralmente é o segundo colocado na lista de graduação (1° Tenente Coronel). O sub-comandante na teoria é o 4° da lista.

Perfil

Nome: Estado Maior da Guarda de Honra
Comandante Atual: Al CPM TEN CEL Daniel Barreto
Sub-comandante atual: Al CPM TEN CEL Renato Carvalho
Objeto símbolo: a Espada

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Especial de Alunos: 2ª Companhia

A 2ª Companhia de alunos é uma fração formada apenas por mulheres. Criada na década de 90 (quando foi permitida a matrícula de meninas na escola), hoje é a cia mais procurada pelas meninas da escola.

As meninas que marcham nessa companhia chamam a atenção pelo rebolado e pela maneira mais "sensual" de desfilar.

A estrutura da 2ª Companhia é um pouco parecida com a da 1ª. Vai na frente uma comandante (geralmente, a Al Maj mais bem colocada), seguida da porta-flâmula (que possui uma bandeira com a símbolo da 2ª Cia). Depois vem o Estado Maior e o corpo da tropa. O agrupamento também possui uma sub-comandante, que geralmente é a Al CAP mais antiga presente na tropa.

Por ser guiada e comandada por mulheres, a 2ª Cia é uma companhia organizada, além de ser um símbolo da inclusão feminina no Regime Militar (na PM não existe companhia apenas para mulheres, é todo mundo junto...).
Existe uma "pequena" rivalidade (que pode ser levada na brincadeira) entre a 1ª e a 2ª Cia. As duas frações quando podem, costumam alfinetar uma a outra através dos seus brados.

Nas ruas, a companhia chama bastante atenção, principalmente do público feminino. Quase todo ano, o comando da 2ª Cia é bem disputado. Pelo que eu ouvi falar, agora em 2011, o clima anda tenso entre as meninas, já que uma parte delas preferiam que a comandante fosse a aluna que é a atual sub-comandante por causa de alguns décimos na média de graduação. Ano passado teve uma situação bem tensa também relacionada a isso, relembrem: http://cpmsalvador.blogspot.com/2010/08/discussoes-internas.html 

Perfil
Nome: Segunda Companhia de Alunos
Comandante Atual: AL CPM MAJ Kelly Maciel
Sub-comandante Atual: Al CPM MAJ Glaene Santiago
Objeto Símbolo: Não possui, sua marca é o movimento de mãos sincronizados.
Antigas Comandantes: Emanuelle Celina (2010-final e 2011-início) ;Franciele (2010-início); Gisele Amorim (2009- Formatura IIIº Ano).



Não percam mais um especial amanhã. Até lá.



A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Especial de Alunos: 1° Companhia

A 1ª Companhia de Alunos, conhecida popularmente como 1ª Cia; é uma das mais tradicionais companhias da escola. É formada apenas por estudantes do sexo masculino. Seu objeto símbolo é o fuzil, utilizado por todos os alunos do corpo da tropa. É composta por um comandante (geralmente o Aluno Major mais bem colocado do IIIº Ano); por um sub-comandante (que pode ser o Aluno Capitão mais antigo do IIº presente na fração ou o aluno mais antigo do IIIº ano na tropa). Tem a presença de um mascote (aluno do 6º ou 7º ano que segue atrás do comandante) e do porta-flâmula (que usa um fuzil contendo o símbolo da companhia, geralmente é um aluno que tenha bastante tempo na 1ª Cia). Também tem o Estado Maior da 1ª Cia, composto por graduados do Iº, IIº e do IIIº ano e o corpo da tropa, que são alunos não-graduados do Ensino Médio.

Na Formatura do IIIº ano em dezembro, quem assume interinamente a companhia, geralmente é um major do IIº ano e no início do ano seguinte quem comanda é um capitão (Renato Carvalho), depois da Cerimônia de Graduação, o major assume a fração até o resto do ano (em 2011 Marcus Paixão).



PERFIL

Nome: Primeira Companhia de Alunos
Comandante atual: Aluno CPM Major Marcus Paixão
Sub-comandante atual: Aluno CPM Major Everton Reis
Brado atual: C-P-M 1ª Cia/ Tropa Padrão de muita tradição/ Sempre cultivando/ A paz e a união
Objeto Símbolo: Fuzil
Antigos comandantes: Reinande (2010) ;Marcelo Filho (2009); Marocci (2008-2009)

Amanhã tem mais um Especial com a 2ª Cia. Não percam!

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.
O SUBSTITUTO

domingo, 19 de junho de 2011

Férias!?

Férias!!!!! Uhu.

Descanso, sombra, água fresca, comida típica, interior, bebida e muita pegação. É o que nos espera nesse finalzinho de junho, correto?
Para alguns é a mais absoluta verdade. Para outros não passa de mera utopia. Alguns alunos insistem em passar o recesso junino estudando, principalmente para o vestibular. Sensato? Pode ser. Eu acredito que, se essas férias no meio do ano existem é porque há a necessidade dos alunos relaxarem e descansarem da pesada rotina que levam durante o período letivo. Afinal, dia 04 de julho, tudo volta ao normal e dessa vez sem nenhuma pausa.

Eu sempre achei que o Nordeste sempre foi injustiçado nessas férias de meio de ano. Enquanto aqui nos temos apenas a segunda quinzena de junho para ficar em casa, no sul-sudeste, as férias tomam o mês de julho todo. E no final, acabam praticamente junto com a gente. Realmente muito tenso.

Lembrando para quem fica, que provavelmente o CPM vai participar do 2 de julho. Então, quem tem interesse de participar dessa entusiasmante festa, seja por patriotismo seja por necessidade de ponto na FAD, não esqueçam de acampar ao lado do telefone.

Aproveitando o recesso e atendendo a pedidos de leitores. Nesta semana faremos outra fez o especial das companhias de alunos, atualizando-o. Então, fiquem ligados no blog, a cada dia uma nova fração.

Por hoje é só. Bom recesso a todos e não se esqueçam de dar o pulinho diário aqui. Porque já sabemos que:

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.
O SUBSTITUTO

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Calendário de provas

Oi colegas.
As inscrições para o Enem 2011 vão até às 23:59 hs de hoje. Quem não se inscrever deve correr, pois o Enem além de medir a qualidade das escolas do nível médio do Brasil, também garante bolsas de estudos através do Prouni, Sisu e possibilita a participação do estudante no projeto de financiamento da faculdade: Fies. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://enem.inep.gov.br/

Semana que vem será a semana de provas mais particular que o CPM já teve. A semana ocorrerá na teoria, porém na prática será como qualquer semana de aulas. No segundo ano apenas algumas matérias terão provas, porque a maioria resolveu inserir o TJ no processo avaliativo.

Para o III° Ano aí vai o calendário:

13/06 - Matemática
14/06 - Língua Portuguesa / Língua Estrangeira
15/06 - Química
16/06 - Física
17/06 - História / Geografia (já tô me acostumando com isso).

Por hoje é só. Até mais.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Escolas ou Torcidas Organizadas?

Sábado estive na escola para a realização de algumas atividades. No momento da saída, enquanto esperava meu ônibus no ponto, me deparei com uma situação incomum. Havia dois pequenos jovens sentados, comentando sobre vários assuntos. De repente, chegou um grupo de alunos ( a alunas) maiores, pela forma com que falavam, pareciam ser da Ribeira. Eles estavam comentando o resultado da final do campeonato. Quando viram os alunos (que só então percebi que eram alunos CPM - Lobato, já que não estavam fardados), os coagiram  lançando ameaças. Um deles, chegou até a pegar um pertence de um dos alunos e saiu como se não fosse devolver. Depois das ameaças, eles se afastaram dos alunos. Pelo que eu entendi, todos tinham se desentendido no jogo e estavam levando a desavença para fora do campo.

Isso me fez lembrar, a disputa e os comentários saudáveis em que os torcedores do Bahia e do Vitória, são constantemente exposto na escola. Repito: disputa e comentários saudáveis. Quando passar disso, já temos um problema.

Hoje na entrada em forma, fiquei sabendo os detalhes da situação. O Lobato venceu a Ribeira e houve um "pequeno estranhamento" entre as torcidas. Essa triste situação, infelizmente, deve ter acabado se estendendo para meios extra-escolares; mesmo que tenha sido apenas brincadeira.

O que acontece, é que cada vez mais a escola encontra meios (propositalmente ou não) de acirrar a rivalidade entre as escolas. O último, foi esse campeonato de futebol. Além disso há as disputas da Guarda Bandeira, as disputas pelo comando das frações (e o comando do batalhão), além das disputas pela maior nota no ENEM.

É válido lembrar, que o CPM tem um nome a zelar e não se pode deixar que "um pouco de fermento, levede toda a massa".

É isso aí. A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Final da Coprof

Hoje rolou a final do Campeonato da Coprof. O time dos organizadores do evento, venceu e levou o título e o troféu de campeão. As más-línguas dizem que o resultado foi forçado e o jogo foi "roubado". Parece que o juiz estava aguardando o time fazer o gol para finalizar o jogo. Na real, o  campeonato interno não é tão importante quanto o externo, cujo nossa "seleção" não ganhou um jogo sequer, sendo eliminado na 1ª fase com TRÊS derrotas.

A parada matinal foi reduzida por causa da chuva (que finalmente resolveu nos visitar num dia e horário oportuno). Amanhã é dia de Impedimento normal.

Saiu a lista da isenção da UFBA. Os alunos aprovados devem solicitar na UDE um histórico escolar parcial para confirmar os dados enviados.Mais informações e para ver a lista de selecionados no site : Isenção da UFBA.

Por hoje é só. Até qualquer hora.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

E Assim Caminha...

E aí galera!

As "leis" do CPM Dendezeiros tornam-se cada vez mais absurdas e antiquadas...Hoje, durante a entrada em forma no Pavilhão I...O Coordenador disciplinar explicou à todos sobre o mecanismo da famosa/temida "Lei do Portão" e mencionou as exceções desta lei...Desculpas como "Moro em Lauro de Freitas" ou "O ônibus atrasou" ou ainda " Não passou ônibus via Dendezeiros, só Caminho de areia e Luiz Tarquínio" não são e nem serão aceitas, e ele citou como exemplo uma aluna do IIIº Ano, que mora longe e nem por isso chega atrasada. A permissão para adentrar o CPM após as 7:00 Só será concedida em caso de acidente que atrase o tráfego.

Como vem tornando-se rotina, hoje, foi entoada a "Canção Força Invicta", e aqueles que não conseguiam cantar estavam sendo impiedosamente retirados de forma para comporem a lista de impedimento...As principais vítimas desta punição foram alunos do IIIº H e I, Que tiveram a má sorte de atrair a atenção do Coordenador ...

Ainda sobre o cântico dos hinos...Rolam boatos pelo Pavilhão I de que os alunos do Pavilhão II reclamaram que apenas eles tinham este rigoroso hábito de entoarem diversos hinos...Logo, a UD Supostamente teria acrescentado a Canção da força invicta às Quartas e o Cântico da Canção do CPM passou a ser entoado com mais frequencia durante a entrada em forma no 1º Pavilhão.

Mudando um pouco de assunto... Para a 2ª Unidade, a semana de provas havia sido suspensa e as provas aconteceriam de acordo com a vontade dos professores...porém fontes informam de que haverá sim semana de provas, porém os alunos assistirão às aulas normalmente nos 3 primeiros horários e os 3 últimos estariam destinados às avaliações...porém nada está confirmado ainda.

E assim caminha o CPM Unidade Dendezeiros.

Por enquanto é isso...

Phantom

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...