quarta-feira, 30 de março de 2011

Revalidação: É Melhor se apressar !

Galera, hoje fui passando pela Estação da Lapa, pude perceber o tamanho da fila que se formou no posto do Salvador Card para revalidação...Faltando apenas mais dois dias para a regularização do seu cartão de meia passagem, muitas pessoas que tem o hábito de esperar pela última hora vão ao mesmo tempo aos postos e acabam tendo que esperar por uma hora ou mais em pé na fila. Como não posso mais sugerir que apressem-se como fiz na minha última postagem:http://cpmsalvador.blogspot.com/2011/03/uma-semana-nao-tao-boa.html tendo em vista que amanhã será o último dia. Só me resta desejar para aqueles que irão amanhã aos postos uma boa sorte.

Só para lembrar que a partir de amanhã os cartões não revalidados não poderão colocar créditos até regularizarem sua situação.

No mesmo post citado acima, comentei sobre o teste de Química, e saiu o resultado há alguns dias...uma maioria quase que esmagadora obteve entre 0.2 e 0.3 no teste de valor: 1,5 e algumas exceções obtiveram 1,2.

Por último mas não menos importante, ouvi rumores de que os alunos do IIIº Ano terão que pagar R$ 30.00 mensalmente até o fim do ano para a Festa de formatura, e achei até que era piada, no entanto, foram só rumores, voltarei brevemente para confirmar essa história.

Phantom.

De volta ao passado

Na entrada em forma do Pavilhão I, o tenente nos surpreendeu com uma novidade: pretende fazer uma “Cápsula do Tempo” com depoimentos e alguns alunos do CPM e enterrar nos arredores da escola, para abri-la apenas em 2057. A ideia é realmente muito interessante, só acho que o período de tempo é muito grande, daqui a 46 anos seria praticamente impossível reunir todos os “ex-alunos” para reavivar das lembranças desse ano. O ideal seria abrir a cápsula num futuro mais próximo. Mas o projeto está lançado, quem puder contribuir com uma cápsula de aço inoxidável, estará dando uma grande ajuda ao plano.

O aniversário do CPM pode ser comemorado em duas datas (geralmente de acordo com a conveniência do corpo de alunos): no dia 18 de março [dia em que a escola começou a funcionar] ou 9 de abril [dia do lançamento do decreto oficial]. Neste ano, a data que será comemorada será a segunda, com a solenidade ocorrendo no dia 15/04.

Informações e sugestões no meu e-mail:osubstitutodoblog@hotmail.com. Até qualquer hora.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

terça-feira, 29 de março de 2011

Disciplina ou falta de bom senso?

Hoje foi dia de Revista de Cabelo e quem não quiser voltar pra casa amanhã é bom cortar o cabelo ainda hoje.

Falando em voltar pra casa um assunto me chamou atenção. Que às 7 horas em ponto o portão fecha, e quem chega segundos depois perde suas seis aulas, não é novidade para ninguém. Se a situação é triste para nós, imagine para o povo da tarde. Hoje eu fiquei até mais tarde no colégio e um fato me deixou muito triste. Faltavam alguns minutos para dar 13 horas e cerca de trinta crianças e adolescentes estavam na portaria da escola, barrados por terem se atrasado de alguns segundos para alguns minutos.

Realmente é muito triste que num mundo concorrido como o atual, crianças de 10, 11 anos percam aulas por causas de mínimos atrasos. Enquanto as demais escolas, desde cedo já preparam seus alunos para um futuro vestibular, a nossa faz questão de mandar diariamente dezenas de estudantes de volta para casa.

É realmente um caso a se pensar.

Não se esqueçam da campanha a favor do NACCI. Além da sensação de ajudar os nossos semelhantes, as turmas que mais doarem ficarão um mês sem entrar em forma.

Informações e sugestões no meu e-mail:osubstitutodoblog@hotmail.com. Até qualquer hora.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sábado, 26 de março de 2011

Polêmica da Semana: Sábado é dia de ter aula?

Nesse ano teremos muitos sábados letivos, e os alunos estão se perguntando se o colégio tem o direito de colocar atividades curriculares ou extra-curriculares no último dia da semana. E aí, o que você acha?

Devidos a vários motivos (inclusive tradicionais), ficou convencionado popularmente que os colégios realizem suas atividades na semana letiva, ou seja, de segunda a sexta-feira.  Em algumas escolas públicas, devido algumas eventuais paralisações de funcionários, alguns sábados tinham aula, mas nunca de forma habitual.
Aulas dia de sábado são considerados um problema para a maioria dos estudantes. O sábado é na prática o 1° dia do fim de semana e tem um valor especial para alguns estudantes, que costumam usar o dia para relaxar e se divertir.

Para outros alunos a aula no sábado pode ser ainda mais prejudicial. Muitos dos colegiais fazem cursos ou pré-vestibulares neste dia e não podem perder estas aulas. Porém,  sábado pode ser ainda mais importuno para quem é da igreja Adventista e segundo a sua fé, têm que guarda o dia, ou seja, não podem realizar nenhuma atividade no sábado, inclusive ir a escola.

Para desânimo de muitos, a escola tem sim o direito de colocar aulas complementares no sábado, porém com algumas ressalvas:
  •        O colégio não pode exagerar na quantidade de aulas extras, o máximo são duas aulas no sábado por mês.
  •     Quem entregar atestado de religião (no caso Adventista) tem o direito de realizar qualquer atividade que seja no próximo dia de aula.
  •     Quem já estiver iniciado algum curso, cuja falta ocasionará a reprovação, pode levar atestado para a escola e realizar as atividades também no próximo dia letivo.

Então é isso. Não tem pra onde correr. Aulas dia sábado é constitucional e serve para completar a carga horária do ano. Fazer o que?

E vocês? O que acham de ter que ir à escola aos sábados?

O SUBSTITUTO

Hora do planeta


Olá pessoal ,
Primeiramente pedir desculpas pela irregularidade nas postagens , afinal de conta o II° ano está pegando muitas pessoas de surpresa inclusive eu .

Falando em II° ano , essa semana tivemos a reestruturação das salas seguindo a escolha da língua a ser estudada : Inglês ou Espanhol . Esse fato incomodou muitos estudantes cuja seus nomes estavam no pavilhão I e foram para o pavilhão II .

Mas nosso blog também é cultura , e venho promover uma campanha também em nosso cotidiano, à hora do planeta. Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior. Sábado, dia 26 de Março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

E que cada um possa fazer sua parte porque essa é à hora de colocarmos em prática tudo que aprendemos na escola e conscientizar amigos , e familiares sobre esse momento.

Blog do CPM , aqui a informação é prioridade .

Yugi

quinta-feira, 24 de março de 2011

Campanha Pró-Nacci

Oi. Só alguns avisos.
Amanhã todos os alunos (inclusive novatos) devem estar com coturno e cadarço branco.
Não esqueçam do campanha para o NACCI (

Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil

), que como incentivo, vai presentear as turmas que mais colaborarem com um mês de isenção da entrada em forma.

Informações e sugestões no meu e-mail:osubstitutodoblog@hotmail.com. Até qualquer hora.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

Uma Semana não tão boa

E aí!

Bom, primeiro, tenho que pedir desculpas a vocês pois não estou podendo postar regularmente graças às excessivas atividades do colégio e atividades extra-curriculares...Além disso, esta postagem era pra sair ontem, mas, no final da postagem meu pc deu a louca e apagou. Porém sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Após recebermos a notícia não tão boa a respeito da educação física semana passada, essa semana vai chegando ao fim de modo não muito sutil. Quinta feira por exemplo, em algumas turmas teve o teste de Química, que mostrou a que veio. Não importou se era ou não graduado, todos os alunos que saiam após o teste saíram com uma cara...digamos... TENSA. Não sei informar se foi o assunto que estava complicado, se o problema foi com os alunos, ou com a professora, tudo que se sabe é que teremos um recorde de notas baixas no início do ano.

Além disso, fiquei sabendo que em algumas salas já receberam até resultado de testes, espero que os alunos tenham se saído bem.

Por último, gostaria de lembrar que hoje já é 25/03/2011 e o período de revalidação do Salvador Card vai até 31/01 (Quinta Feira) então, aqueles que ainda não acharam ou nem começaram a procurar o comprovante de matrícula, recomendo adiantar o lado para que não venham ter que pagar a passagem inteira até o período de revalidação reabrir.

É isso.

Phantom

segunda-feira, 21 de março de 2011

Águas de março

Oi.
Passei aqui só para dar umas informações. Com o passar dos dias, o dia começa a ficar corrido e as atividades escolares (e extra-escolares) se tornam mais intensas.

A partir de amanhã começam os treinamentos para a solenidade de Aniversário do CPM, que excepcionalmente será comemorada no dia 15/04. Com isso, a Guarda de Honra será reestruturada. Os treinamentos serão realizados com os comandantes interinos enquanto não ocorre a promoção deste ano.

Hoje, as águas de março vieram fechando o verão, e nos isentou da entrada em forma. Mesmo com a chuva intensa que pegou todo mundo no início da manhã, o número de alunos foi bastante considerável, com poucas faltas.

Por hoje é só. Informações e sugestões no meu e-mail:osubstitutodoblog@hotmail.com. Até qualquer hora.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sábado, 19 de março de 2011

Polêmica da Semana: Educação Física para o III° ano é certo?

Nesta semana foi anunciada uma bomba. As aulas de Educação Física além de práticas, serão teóricas no turno oposto, sem exceção de series. E aí, isto está correto?

A matéria de Educação Física nos acompanha desde os primórdios da nossa educação básica. Até o 5° ano suas aulas são ministradas no mesmo turno, entre as aulas. A partir do 6° ano (apenas no CPM), as aulas são dadas no turno oposto.

Até o ano passado, as aulas de Educação Física eram apenas práticas. Eram realizados alguns exercícios de alongamento e aquecimento, entre outras atividades realizadas em grupo, com a supervisão dos professores. Quem fazia algum esporte (futebol, vôlei, basquete...) não era obrigado a fazer a física normal. Os alunos do III° ano e quem fazia algum tipo de estágio também tinham a concessão de não praticar a Educação Física.
Porém neste ano algumas modificações foram feitas. Educação Física virou uma matéria oficialmente, com direito a caderneta com notas e tudo. Quem faz esporte também precisa comparecer as aulas obrigatoriamente. E o pior, alunos do III° ano (fazendo pré-vestibular ou não) e quem faz estágio também terão que participar das aulas.

Devido às manifestações de alguns alunos assim que as informações foram passadas, uma turma será aberta no sábado para quem faz cursinho ou trabalha. Porém esse caso poderia ser resolvido muito bem com o bom senso da Sefis. Será que quem é III° ano já não tem atividade bastante a ser realizada, para que a escola adicione mais uma matéria para estudar? O sábado que poderia se tornar um dia de colocar em dia os estudos e exercícios, ou simplesmente relaxar da semana cheia; vai se tornar um anexo da semana letiva, com aulas pela manhã e Educação Física pela tarde.

E vocês? O que acham da Educação Física teórica, que obriga alunos do III° ano e os que estagiam a participar?

O SUBSTITUTO

sexta-feira, 18 de março de 2011

Aulas adiadas

E lá se foi primeira semana de aula. Ao contrário do que havia sendo informado, amanhã nós NÃO teremos aulas; mas sem comemorações porque ela foi remanejada para o dia 02/04. Descobri que as aulas de sábado envolvem todo o Ensino Médio.

Quem estiver interessado em adquirir a carteira de identificação do estudante, pode ficar à vontade. Basta levar a identidade, uma foto 3X4 e míseros R$ 15,00 (será que vale a pena?).

A partir de segunda-feira os alunos do Ensino Médio já irão cumprir a escala de serviço. No III° ano apenas um aluno diariamente faz o papel de Aluno de Dia, responsável por passar as informações da UD para os demais. No II° ano são dois estudantes diariamente (Adjunto ao Aluno de Dia e Comandante da Guarda) que repassam as atividades dadas pelo AD e executam. Do I° ano são 6 por dia (Sentinelas), que executam as ordens dos alunos do II° e III° ano.

Por hoje é só. Informações e sugestões no meu e-mail:osubstitutodoblog@hotmail.com. Até qualquer hora.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Algumas mudanças

Oi.
Começando dizendo que as datas das provas foram alteradas. Invés do dia 11, as provas serão entre os dias: 25/04 e 29/04, logo após o feriadão de Tiradentes, Sexta-Feira Santa e Páscoa.

Soube que os alunos do III° ano que estão fazendo estágios ou pré-vestibulares, terão que fazer as atividades da Educação Física numa turma especial de sábado.

Pela primeira vez um elogio foi publicado logo na primeira semana de aula. Os pontos das solenidades de Formatura do III° ano, Aniversário da PM e algo no Luís Tarquínio foram lidos hoje (de forma exaustiva), valendo +0,25 pontos cada.

Neste sábado e no próximo os alunos do III° ano terão aulas normais (ainda não tive informações das outras séries). Os horários das aulas que vão ser dadas serão os mesmos de segunda-feira.

Por hoje é só. Informações e sugestões no meu e-mail:osubstitutodoblog@hotmail.com. Até qualquer hora.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

terça-feira, 15 de março de 2011

Tem gente que acha que a gente não tem o que fazer...

Oi.
Hoje algumas novidades (nada agradáveis) movimentaram o nosso dia. No pavilhão I, o tenente esqueceu da revista de cabelo e de mochila (sem problemas, a gente perdoa numa boa).

Porém, algumas informações da SEFIS (Seção de Educação Física), tornaram a entrada em forma tensa. São elas: a partir desse ano, além das aulas práticas, existirão também as aulas teóricas de Educação Física, que serão realizadas no turno oposto, com direto a caderneta e tudo mais. Os alunos do III° ano (que geralmente fazem pré-vestibular ou estágio), não estarão isentos da física. Isso mesmo. Terão que faltar seus cursos ou trabalhos uma vez por semana para ficar em dia com a escola. Alguns já pensam na possibilidade da Recuperação...

Outra situação desconfortável é que a pelo menos durante duas vezes no mês teremos aulas dia de sábado.  Não sei se isso será para todas as séries e também até que unidade, porém os próximos dois sábados já estão confirmados, principalmente para os colegas do III° ano que já têm até TC’s marcados.

Como já era de se esperar, os mais prejudicados com as férias extensas do CPM serão os alunos. As provas começarão no próximo dia 11 de abril. Ou seja, em menos de um mês, todo conteúdo da Iª unidade terá que ser dado. O jeito é correr e se virar.

Encerro aqui hoje meus caros. Informações e sugestões no meu e-mail: osubstitutodoblog@hotmail.com. Até qualquer hora.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pegando embalo

Oi. Hoje foi finalmente o início definitivo do ano letivo no CPM Dendezeiros, que contou com quase todos seus alunos, com uma palestra do nosso diretor e outras coisas mais.

Na entrada em forma (que aconteceu no I° Pavilhão), pudemos ouvir o discurso de boas vindas do Ten Cel. Ele falou sobre reprovação, conselho de classe, disciplina, sucesso, amor ao CPM, qualidade de ensino..., enfim, assuntos que não poderiam faltar no primeiro dia de aula da nossa escola.

Pelo menos uma novidade (particularmente eu não sabia)  quem caiu na sala de “algum inimigo do ano anterior”, ou tem algum “irmão gêmeo que goste muito” pode solicitar a UDE a mudança de turma. Somente nestes casos curiosos.

Depois tivemos que ouvir um texto homenageando os alunos aprovados no vestibular nesse ano, feito e lido pelo ex-aluno-coronel (vocês gostaram?). Também foi lida uma relação dos estudantes aprovados nas universidades federais e estaduais (vocês sabiam que tem um colega do III° ano que vai estudar música em Londres? Pois é! Que moral!).

Algumas salas não estavam prontas, e os alunos assistiram aula no auditório e na sala da pós-graduação. Amanhã, revista geral (inclusive de mochila!).
É isso por hoje. Até qualquer hora.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

domingo, 13 de março de 2011

Acabou-se o que era doce!

Bom, neste clima de despedida das férias, trouxe hoje um retrospecto de tudo o que aconteceu durante o início do ano e o “drama” do começo das aulas no nosso colégio. Então, vamos lá.

Os alunos do CPM Dendezeiros foram “beneficiados” no ano letivo de 2011, pois enquanto todos estavam de férias, os alunos das escolas particulares e das outras unidades do CPM já haviam iniciado as suas aulas.

O IIIº Ano até teve 1 semana de aula, na qual receberam alguns trabalhos para fazer durante o recesso como “presente” de férias e logo após iniciou-se o recesso de carnaval e aí....Mais férias...enquanto isso, nenhum dia de aula para os demais alunos.

Porém amanhã, o ano letivo começará para todos, ou como vi em algumas redes sociais de alunos do IIIº ano... “A volta dos que já foram”. Como todos já devem saber, os professores correrão para regularizar a situação dos alunos e nós teremos que nos adaptar ao ritmo para não ficarmos para trás.

Para os novatos, Sejam Bem Vindos, e esperamos que gostem do colégio, e façam amigos, que é a parte mais divertida, nesta e em qualquer escola.

A todos os participantes do concurso do blog... Boa Sorte !

E por fim mas não menos importante, a todos os alunos...Até amanhã.

Phantom.

sábado, 12 de março de 2011

Promoção de ferias

Boa tarde galera ,

Nesse ultimo sábado de ferias o blog vem com uma iniciativa inovadora para podermos marcar os leitores e blogueiros no nosso período de ferias . Com criação de Yugi , e supervisão de O SUBSTITUTO iremos montar uma promoção para interagir com os leitores .

A promoção será relatada a seguir :

1.Conte uma aventura das suas ferias :

- Passamos mais de três meses de ferias e com certeza tivemos situações tão pouco inusitadas e também engraçadas com a nossa família , amigo e colegas . O nosso blog vem com o intuito de que os leitores possam contar essas situações , e relatar as historias que temos na bagagem .

2. Como participar :

- Para aquelas pessoas que querem participar podem enviar suas historias para o email : yugidoblog@hotmail.com , ou deixar as situações como comentário dessa postagem , as inscrições ficaram aberta até sexta feira dia : 18/04/2011 ( POR FAVOR NÃO POSTEM NO MURAL ).

3. Julgamento :

- O julgamento será feito por Yugi e O SUBSTITUTO , de forma que casa um escolherá a sua melhor historia e depois discutir qual será a eleita , podendo ser mais de uma escolhida.

4. Prêmio :

- O dono da historia mais inusitada e engraçada poderá fazer uma postagem aqui no blog, de assunto a escolha do ganhador.

Enfim , a equipe do blog está com essa proposta de interagir com os leitores , e a promoção está aberta. Boa sorte a todos .

Blog do CPM , aqui a informação é prioridade .

Yugi

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ultimos dias...

Boa tarde galera ,

Hoje nossa sexta - feira , a ultima do ultimo final de semana antes que a escola retorne ao seu parâmetro normal. Para muitos o sentimento de tristeza toma contra , para outros de alegria de poder reencontrar amigos que depois de muito tempo retornam a sua casa , o CPM .

As ferias já estão acabando e o que tudo indica as aulas voltaram a todo gás , a escola promete recuperar todo o tempo perdido comparado a outras unidades . Para os da casa , quase todos já estão acostumados mas toda a atenção é pouco afinal de conta somos IIª Serie do Ensino Médio , tudo fica mais difícil ( ou não ). Para os novatos que a adaptação seja breve a tempo de poder se encaixar na forma de ensino e de comportamento que diferencia o CPM , de todas as outras escolas.

Enfim , o dia se aproxima e esperamos que as ferias que foram bastantes longas possam também ter servido como um descanso para quando voltarmos estejamos preparados .

Blog do CPM , aqui a informação é prioridade .

Yugi

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-Feira de Cinzas

E aí galera

Mais um dia de descanso em casa, após estes dias de festa que foram o Carnaval em Salvador, eu particularmente não pude comparecer à avenida pois viajei, porém pude curtir os melhores momentos pelo televisor, mas, vamos ao que interessa, como dito na minha ultima postagem, para muitos, o ano só começa depois do Carnaval, logo, para os adeptos desse dito popular, abram seus olhos pois o ano para vocês começa HOJE.

Vim para trazer nessa postagem a origem do dia de hoje: a Quarta-feira de Cinzas, a qual é lembrada apenas por ser um dia de repouso após a famosa ressaca carnavalesca, mas não é bem assim...

"A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos e os católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimônia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarta-feira_de_cinzas

Até a próxima

Phantom.

sábado, 5 de março de 2011

Polêmica da Semana:

Estava aqui olhando no blog e resolvi "repostar" um texto bem falado e acessado, escrito pelo primeiro administrador do blog (que me passou a conta), que virou até material de trabalho de alguns profissionais. Afinal, você sabe escrever?


Parece até ridículo fazer uma pergunta dessas para um aluno do Ensino Médio. Mas não é. Muitas pessoas acham que escrever é apenas fazer uma cópia do que já está escrito ou saber identificar os sinais que fazem parte da nossa língua. Não é bem assim.
Nesta semana uma colega minha não havia feito uma redação pedida pela professora, e quando foi perguntado o motivo ela simplesmente falou: "Eu não sei escrever". Foi um momento de bastante constrangimento, pois ela tomou zero na atividade e repetiu que realmente, nunca soube escrever.
A professora falou que uma pessoa assim não poderia estar no ensino médio. Realmente é verdade. Nós aprendemos a "escrever" na alfabetização, e com o avançar dos anos, nós vamos evoluindo até chegar ao ponto de sermos considerados "escritores".
Mas afinal o que é escrever? Escrever não é simplesmente jogar coisas no papel, não é apenas a representação gráfica da fala. Escrever é uma forma de mostrar como a pessoa enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo. É uma forma perfeita de expressão que tiramos das profundezas da alma e representamos no papel. É algo que aprendemos com o passar dos anos, ninguém pode nos ensinar. Apenas, aprendemos... E quando isso não acontece? Qual é o problema?
Muitos estudantes sofrem com um problema cerebral que se chama dislexia. Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade. Dificuldades no aprendizado da leitura ou escrita, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Essa pode ser uma explicação básica para quem não sabe escrever, ainda. Uma solução é a prática. Quanto mais você tentar escrever, melhor você vai ficar.

Outro problema que envolve a escrita é a caligrafia ruim. Eu mesmo e uns colegas da sala, muitas vezes têm as letras incompreendidas por ter caligrafia ruim. Porém, em primeiro lugar não existe caligrafia ruim, pois caligrafia significa: arte da escrita bela. O certo é caligrafia ilegível. Muitas pessoas sempre tiveram problemas com caligrafia, alguns é pla pressa ao escrever e outros porque não têm coordenação motora para escrever bem. A solução é parecida com a solução de quem não consegue escrever: prática. Existem muitos exercícios de caligrafia, que com o treino, é comprovado: a beleza na sua caligrafia vai aparecer.


Obrigado e até a próxima.

terça-feira, 1 de março de 2011

E Continuam as Férias!

Bom, Como a mídia e quase todos os soteropolitanos dizem: “ O ano só começa depois do carnaval” e é isso que estamos presenciando no Colégio da Polícia Militar. Os alunos do IIIº ano tiveram uma semana de aulas que serviram basicamente para conhecer sua sala, resenhar um pouco com os amigos e ganhar alguns trabalhos para fazer durante as férias de carnaval além de advertência por alteração no uniforme ou cabelo irregular.

E falando em trabalho, lembrem se que essas férias não são só sombra e água fresca, algumas turmas tem trabalhos de algumas matérias para fazer que já serão pontuadas, então nada de curtir o carnaval e esquecer das atividades hein. Lembrem-se que este é o último ano letivo, logo, acredito que seria muito bom fechar com chave de ouro e passar direto, então, foco galera.

Por último gostaria de lembrar que pelo que tudo indica, as aulas vão voltar com força total e o coordenador disciplinar do IIIº ano já deixou avisado que depois de quase um mês de recesso no carnaval, alterações no uniforme na volta às aulas serão punidas drasticamente, logo, aqueles que ainda tem emblemas faltando ou não tem coturno, é recomendado dar um jeito de regular a sua situação o mais rápido possível para que não comece (ou no caso do IIIº ano: recomece) o ano com o pé esquerdo.

Espero que todos estejam curtindo suas férias do melhor jeito possível;

E Isso é tudo pessoal.

Phantom.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...