segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Peculiaridades na Guarda de Honra

Olá pessoas.

Nessa última semana de treinamento estive observando algumas peculiaridades que existem na Guarda de Honra e têm se acentuado nesses anos. Vejam:


  • A Guarda Bandeira um destaque muito grande e aos poucos está se tornando a fração mais importante da Guarda de Honra. Isso obviamente não deveria acontecer, mas reparem. A GB por si só já tem um considerável destaque: tem que ser  (des)incorporada, possui o Pavilhão Nacional, só se movimenta com a tropa na posição de "ombro armas", possui uma cadência diferenciada e, mais recentemente, disputa uma vaga no desfile numa competição que mobiliza os alunos de todas as unidades CPM. No dia do desfile, os graduados da Gb parecem ser alegorias de carnaval com diversos detalhes acrescentados à roupa normal. Enquanto isso a 2ª Cia permanece com as mesmas características de trocentos anos atrás...


  • Falando em Segunda Cia, outra peculiaridade que observei é que as mulheres, que costumam reclamar [com razão] da falta de espaço na sociedade, não têm esse problema na Guarda de Honra. Se prestarmos atenção temos muito mais mulheres do que homens na tropa. Isso porque além da 2ª Companhia, existem mais duas frações de exclusividade feminina: Bandeiras Históricas e Estaduais. Enquanto os meninos só possuem uma única fração exclusiva que é a 1ª Cia.
  • Percebi também que, mesmo durante o ano todo possa existir discussões internas, brigas, "pegas-pra-capás"... No momento do Sete de Setembro cada unidade se une e tornam-se uma só. Um só corpo. O sentimento, permitam-me dizer, "nacionalista" de cada aluno é aflorado e cresce instintivamente o orgulho pela sua unidade escolar.
Como o tema da vez é "patriotismo", vamos fazer o seguinte. Deixem aqui nesta postagem comentários de amor à sua, à nossa escola. Idependente de qual unidade você seja[apesar do blog ser do CPM], deixe  um comentário de união e amor  ao CPM, afinal, faltam menos de dois dias para o tão esperado desfile do Sete de Setembro.

Valeu gente e até qualquer hora. Abraços.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

2 comentários:

~ João Luis disse...

Oii, legal a postagem!
Realmente algumas frações de destacam mais que outras em varios sentidos! E pode se perceber que como foi dito a unica fração destinada para os meninos é a 1° Cia (excessão Estado-Maior e Gb).
Gosto muito do Cpm, e merecem desfilar nesse 7 de setembro os alunos de destaque! Espero que seja um otimo desfile com Força, amor e União. E que os alunos se esforcem não só pelo seu colégio, mas pelo seu país!
Um abraço!
Jl*

Anônimo disse...

tudo pelo cpm!!! O CORNETEIRo

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...