sexta-feira, 24 de junho de 2011

Especial de Alunos: Guarda Bandeira

A guarda Bandeira é uma das companhias mais importantes da Guarda de Honra, e também a mais disforme, tanto na escola, quanto na PM. Podem participar homens e mulheres desta fração, apesar de dificilmente vermos mulheres no corpo da tropa. A companhia que tem como função "guardar" o Pavilhão Nacional, é composto por três bandeiras: a do Brasil, a da Bahia e a do Colégio, sendo levadas, por graduados do Ensino Médio. Geralmente fica assim: o terceiro colocado (um aluno Tenente Coronel) do III° ano é o comandante e leva a bandeira do Brasil; o Major 1° colocado no II° ano leva a bandeira da Bahia e o 1° Tenente 1° colocado do I° ano leva a bandeira do CPM.

Como disse, a GB é um pouco diferente das outras frações. No Sete de Setembro, por exemplo, a disputa do comando não é feita por média e sim por qualidade. As GB's de todas as unidades desfilam e a melhor representa o CPM. Por isso, a escolha do comadante não é feita essencialmente por média, porém é levada em conta a experiência do mesmo. Tanto que neste ano, o aluno que comandaria a GB caso a ordem fosse seguida foi substituído por outro mais experiente.


Além dos graduados, companhia também é composta por mais sete alunos, que representam o corpo da tropa e levam um armamento (o fuzil) diferenciado da 1ª Cia por ter a baioneta (uma espécie de "facão").
A Guarda Bandeira é a companhia que só se movimenta com as outras frações da Guarda de Honra em posição de sentido e, cujo as autoridades prestam continência, devida a presença do Pavilhão Nacional. Essa fração é a última a entrar no agrupamento das frações, sendo incorporada e é a primeira a sair no momento da desencorporação, outros fatores que caracterizam sua disformidade em relação às outras companhias.
Na sua passagem nas ruas, e até mesmo quando há uma apresentação na escola, a Guarda Bandeira se destaca pelas  bandeiras e pelo coturno [ou sapato branco, no caso das mulheres].


Por ter poucas vagas, a participação na Guarda Bandeira é relativamente disputada. Sendo assim, existe a figura dos suplentes, que por indicação ficam à disposição da fração caso alguém tenha que sair.


Perfil
Comandante Atual: Al CPM TEN CEL Luiz Nunes
Sub Comandante Atual: Al CPM MAJ Mércia Sacramento
Brado Atual: Força Sagrada/ Do peito varonil/ Guarda Bandeira/ Guerreiros do Brasil
Objeto Símbolo: Bandeiras, representando o pavilhão nacional e o armamento com baioneta.
Antigos Comandantes: Thalita Bianca (2010), Juracy 
Marques(2009-2010), Jonatas (2009).

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi meu nome e samara e eu sei que essa escola e muito boa queria entra nela este ano mas como e muito concusa e foi por sorteio eu nao passei mas em 2012 eu passo bom e assim que eu digo:A ESPERANÇA E A ULTIMA QUE MORRE!!!!!

Anônimo disse...

Bom dia, sou integrante da GUARDA MUNICIPAL DE PARANAGUA - ESTADO DO PARANA e estamos formando uma equipe para compor e fazer parte da GUARDA BANDEIRA para eventos CIVICOS, para tanto gostaria se possivel que VSª nos enviassem informações de como se compoem e se portam nesta situação. Quantos integrantes devem ter, comandos, forma de entrada no evento, forma de comportamento, posição de guarda BANDEIRA, forma de saida, emfim todo o material enviado sera de total importancia para que possamos realizar este grupamento. Antecipadamente agradeço.
MAURO COELHO - Guarda Municipal 1ª classe
contato - maurocoelho0308@yahoo.com.br

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...