sábado, 26 de março de 2011

Polêmica da Semana: Sábado é dia de ter aula?

Nesse ano teremos muitos sábados letivos, e os alunos estão se perguntando se o colégio tem o direito de colocar atividades curriculares ou extra-curriculares no último dia da semana. E aí, o que você acha?

Devidos a vários motivos (inclusive tradicionais), ficou convencionado popularmente que os colégios realizem suas atividades na semana letiva, ou seja, de segunda a sexta-feira.  Em algumas escolas públicas, devido algumas eventuais paralisações de funcionários, alguns sábados tinham aula, mas nunca de forma habitual.
Aulas dia de sábado são considerados um problema para a maioria dos estudantes. O sábado é na prática o 1° dia do fim de semana e tem um valor especial para alguns estudantes, que costumam usar o dia para relaxar e se divertir.

Para outros alunos a aula no sábado pode ser ainda mais prejudicial. Muitos dos colegiais fazem cursos ou pré-vestibulares neste dia e não podem perder estas aulas. Porém,  sábado pode ser ainda mais importuno para quem é da igreja Adventista e segundo a sua fé, têm que guarda o dia, ou seja, não podem realizar nenhuma atividade no sábado, inclusive ir a escola.

Para desânimo de muitos, a escola tem sim o direito de colocar aulas complementares no sábado, porém com algumas ressalvas:
  •        O colégio não pode exagerar na quantidade de aulas extras, o máximo são duas aulas no sábado por mês.
  •     Quem entregar atestado de religião (no caso Adventista) tem o direito de realizar qualquer atividade que seja no próximo dia de aula.
  •     Quem já estiver iniciado algum curso, cuja falta ocasionará a reprovação, pode levar atestado para a escola e realizar as atividades também no próximo dia letivo.

Então é isso. Não tem pra onde correr. Aulas dia sábado é constitucional e serve para completar a carga horária do ano. Fazer o que?

E vocês? O que acham de ter que ir à escola aos sábados?

O SUBSTITUTO

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...