domingo, 31 de outubro de 2010

A mais lida da semana

Oi pessoal.
Daqui a algumas horas saberemos quem representará os brasileiros até 2014. Até lá, quase todos nós já seremos maior de idade, já teremos passado por diversas novas experiências. Alguns já estarão na faculdade, outros já estarão trabalhando, outros estudando mais ainda. Por isso temos que saber que é muito tempo. 4 anos é realmente muito tempo.

Bom. A postagem mais lida da semana, como se é de esperar foi essa: Resenhas do Projeto de hoje. Nesta postagem, fizemos uma síntese sobre as apresentaçõs das turmas no projeto do dia 26 de outubro. Foi nesse dia que lançamos a enquete perguntando qual foi a melhor turma do IIº ano. Nesta postagem também falamos sobre a irritação que o tenente causou ao colocar os estudantes que iriam apresentar em forma.

Estamos abrindo um mini-concurso. Os interessados devem ser do I° ano e enviar um e-mail para: harrycpm@hotmail.com ,com o seu codinome e um texto crítico-informativo, do estilo do blog. Já recebemos três inscrições, vamos aguardar até o fim desta semana. Qualquer dúvida podem comentar, escrever no mural ou enviar por e-mail.

 
A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sábado, 30 de outubro de 2010

Polêmica da Semana: Quem é que escreve o blog?

Semana passada falei sobre liberdade de expressão no CPM, esse assunto tem um pouco a ver com o que vou escrever hoje. Esse blog surgiu no dia 29 de abril, numa postagem falando duma conversa que o coronel teve com os alunos em um dia que teve paralisação de professores e falta de alunos. No início, o então escritor do blog, fez o site apenas para colegas e amigos, a ideia era outra, era realmente de criar um blog de noticias e “fofocas” com o que acontece no CPM. Com o passar do tempo, o site foi sendo divulgado entre os alunos da escola e a situação foi saindo do controle. No dia da Cerimônia de Graduação, o Coronel diretor da escola, citou esta página da internet em seu discurso, informando que estava de olho no que era escrito. Nesta época (quase) todo mundo já desconfiava (inclusive eu) de quem escrevia. Esta pessoa ficou amedrontada por causa do dito do comandante escolar e queria excluir o blog. Fiquei sabendo disso e fui falar com ele(a).

Inicialmente, ele(a) não quis me dar o blog, porém devido a minha insistência, ele(a) acabou cedendo e em julho eu me tornei o “dono do blog”. A pessoa que antes escrevia sozinha, passou apenas a me ajudar na divulgação do site, pois eu preferi manter a minha identidade em sigilo. Vejam agora, respectivamente, a última postagem do antigo escritor do Blog e o momento em que eu entrei: Última postagem do antigo blogueiro , Primeira postagem de Harry CPM. Se vocês perceberem, foi aí que surgiu a figura de “Harry CPM” e, para não cometer erros chamei dois colegas (um do III° ano e um do II° ano) para me ajudarem a escrever, Zorba e Young.

Muitos não perceberam, porém, a partir daquele dia que Harry entrou, muitas mudanças foram ocorrendo no blog: mudanças de visual, enquetes, nova linguagem, criação do twitter, mais interatividade, etc. Devido o fato do antigo blogueiro não ter se contido quando escrevia aqui, até hoje o blog fica ligado a ele (não me responsabilizo por isso), mas saibam que tudo mudou.

Também não garanto ser do II° ano. Garanto ser do Ensino Médio e que sou do I° Pavilhão e só. Estou escrevendo isso, pois meu colega (antigo escritor) veio reclamar comigo e pediu que eu fizesse algo. Estou fazendo, ok? Em relação a me identificar, ainda acho que a escola e os estudantes não estão preparados para essa revelação, no momento certo todos saberão.

O Blog realmente está precisando de um escritor do I° ano. Por isso estamos abrindo um mini-concurso. Os interessados devem ser do I° ano e enviar um e-mail para: harrycpm@hotmail.com ,com o seu codinome e um texto crítico-informativo, do estilo do blog. Se recebermos mais que um (espero eu) iremos selecionar o melhor e entrar em contato por e-mail. Qualquer dúvida podem comentar, escrever no mural ou enviar por e-mail.

Por hoje é isso mesmo. Espero que tenham gostado, até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Quem será o nosso próximo maior servidor público?

Oi pessoal.
Imagino como devem ser bons esses cinco dias em casa, podendo acordar na hora que quiser, sem compromissos escolares. Mas venho estragar a alegria de alguns, porque tenho que lembrar que, ao voltarmos, estaremos apenas a dois dias das últimas e decisivas provas do ano.

Vocês sabem porque estão em casa hoje? Bem, acredito que a maioria sabe, porém muitos nem se perguntaram, pois o que importa é que é feriado. Quem estuda em escola particular, teve hoje aula normal. Isso porque o feriado é do Dia do Servidor Público, com isso esse descanso só funciona com organismos públicos. A data de comemoração foi ontem (28 de novembro), porém por motivos práticos foi adiada para hoje.

Como já é tradição no Blog, vou explicar como surgiu o Dia do Servidor Público. A data foi instituída no governo de Getúlio Vargas, em 1937, isso devido ao seu sucesso com os trabalhadores por diversas melhorias, entre elas a criação da Carteira de Trabalho. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, para se tornar um servidor, geralmente é necessário prestar um concurso público e ser aprovado. Essas vagas são bem disputadas e concorridas, pois depois de contratado, um servidor público possui uma grande estabilidade, quase nunca sendo afastado do cargo, a não ser por total incapacidade. Agora vocês sabiam que o presidente também é um servidor público? Isso mesmo, presidentes, governadores, prefeitos, senadores... todos são servidores públicos, onde seu concurso são as eleições.

Falando em eleições, no próximo domingo os brasileiros irão as urnas eleger o presidente que governará o país até 2014. É muito importante fazer uma boa escolha, analisar bem cada um dos candidatos, pois é o destino do nosso país que está em jogo e não disputas políticas ou egos pessoais. O Blog mais uma vez fez uma pesquisa com os estudantes do CPM. Foram mais de 80 votos e o resultado foi apertadíssimo. Com 50,6% dos votos os alunos preferem que o candidato do PSDB José Serra, seja eleito. A diferença com a candidata Dilma Rousseff do PT foi de apenas 1,2% (ela recebeu 49,4%), ou seja, apenas um voto. Será que domingo o resultado será tão disputado assim? Esperaremos para ver.

Por hoje é isso. Bom feriado a todos e amanhã não percam a Polêmica da Semana sobre o(s) autor(es) do blog. Até lá.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Até quarta-feira...

Olá.

Tenho uma boa notícia, que infelizmente não é novidade. Teremos aulas apenas na quarta-feira agora. Achei bem estranho a escola não ter avisado isso em forma pelo menos no Pavilhão I, muitos desavisados podem ter o desacerto de ir ao colégio amanhã. Mas quando o assunto é não ter aula todo mundo fica sabendo rapidinho. Afinal, são cinco dias sem aulas, uma boa prévia das férias que estão chegando.


Hoje foi a premiação do campeonato da COPROF. Os três primeiros colocados foram premiados em forma, assim como os destaques no ataque e na defesa do campeonato. Quem levou o título foi a “Turma da Vila”.

Falando do Projeto de terça-feira, o Blog lançou uma pesquisa perguntando qual foi a melhor turma. A enquete foi a mais votada da história do Blog com 129 votos. O resultado foi o seguinte: Em 1° com 37% foi a turma H, logo em seguida bem apertado com 34% a turma A. A turma D recebeu 12%. o resultado desta enquete mostra realmente o que os alunos vêm comentando na escola. Valeu por ter votado e votem também na enquete para presidente.

Como havia informado ontem, hoje já vou postar o calendário de provas.

I° Ano
05/11 História
08/11 Língua Portuguesa e Língua EstrangeiraII° Ano
09/11 Matemática
10/11 Química (turmas de A a F) e Geografia
11/11 Física
12/11 Biologia e Química (turmas restantes).

05/11 História (turmas G a N) e Espanhol (turmas L, M e N)
08/11 Língua Portuguesa
09/11 Biologia
10/11 Matemática
11/11 Química
12/11 Física

III° Ano
05/11 Matemática
08/11 Geografia/ Língua Estrangeira (Espanhol)
09/11 Química
10/11 Biologia
11/11 Física e Língua Portuguesa (turmas D,E,F,G,H e I)
12/11 História


Lembrando que na IVª Unidade segunda chamada muito difícil de ser realizada, então procurem não chegar atrasados, nem faltar.
Hoje o terceiro ano teve um simulado do ENEM valendo ponto pra todas as matérias. As provas se iniciaram no início da manhã e só terminaram próximo das 11:00hs.


Gostaria de fazer um comunicado. Como muitos de vocês já haviam percebido, dois integrantes do Blog andavam sem publicar uma postagem a muito tempo. Hoje foi oficializada a saída de Zorba e Young. Com isso, ficam na equipe, EU e nosso querido amigo Alonsio. Em breve, encontraremos meios para a inserção de novos escritores. Aguardem.


Lembrando que nesses dias de feriados o Blog continuam com o compromisso das postagens diárias. Então continuem ligados. Por hoje é só, valeu e até amanhã.
A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.
Harry CPM

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Provas marcadas

Oi.
Hoje voltamos a normalidade e ao clima de final de ano. Alguns professores já estão realizando seus discursos e suas dinâmicas de despedidas. A UDE mandou fichas de atualizações cadastrais dos alunos. Estas fichas devem ser preenchidas e devolvidas o mais rápido possível. Lembrando que este formulário não é referente a uma matrícula, é apenas uma atualização do cadastro.

Amanhã os alunos do III° farão um Simulado do ENEM. Este provão é feito com base no ENEM de anos anteriores e serve como preparação para o Exame que ocorre nos dias 6 e 7 de novembro. A nota que o aluno receber servirá para todas as matérias.

Já saiu a lista do TJ’s da IVª unidade. Amanhã postarei os calendários completos para todo Ensino Médio. A partir de amanhã as aulas estão ameaçadas devido os feriados. Na sexta não teremos aula por causa do Dia do Servidor Público que será adiada. Segunda e terça (01 e 02/11) não teremos por ser feriado nacional. Quarta e quinta serão realizadas as últimas atividades regulamentares. Na sexta, a maioria (ou todos) dos alunos do II° ano não comparecerão a escola, porque é prova de História e Língua Estrangeira que foram substituídas pelo Projeto.

Falando no projeto, hoje foi o dia das resenhas. Realmente a opinião popular reflete o resultado da pesquisa do Blog que vai até amanhã. Se você NÃO VOTOU ainda tem até esta quinta-feira. Não vale votar duas vezes ou pedir pra terceiros votar pois perde a essência da enquete. Fiquei feliz em receber o resultado do Teste Vocacional que fiz na turma A (realmente pensei que era mentira, que não iria receber nada). Mesmo a turma H tendo sido cotada como uma das melhores, muitos estudantes reclamaram por causa da burocracia para poder adentrar na sala. Eu particularmente consegui, mas realmente vi esta dificuldade que também ocorreu em outras salas (inclusive na A, na E, na F, na G e na I, porém de forma mais moderada).

Hoje ocorreu a final do campeonato da COPROF mais sem sal que eu já vi. Quase nenhum aluno compareceu e desta vez não houve a mobilização que aconteceu da próxima vez. Infelizmente, não tive acesso ao resultado.

Gente por hoje é só. Até amanhã.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resenhas do Projeto de hoje

Olá.
Hoje o assunto não poderia ser outro: a Feira das Profissões, que foi o projeto interdisciplinar do II° ano. O dia começou bem tenso com alguns alunos disputando mesas, cadeiras, bancos e balcões. Sem o problema estar resolvido entra a imagem do tenente. Este hoje ficou definitivamente tachado como antipático pelos alunos. Estava combinado que os alunos do projeto não entrariam em forma, enquanto todos estavam decorando suas salas, foram surpreendidos com o chamado obrigatório para a participação na parada matinal. Pensando que era uma rápida parada, todos desceram rapidamente. Porém, todos foram “agraciados” com uma demorada entrada em forma, com direito a repreensões, revista de cabelo e leitura do boletim. Só faltou cantar hino. O clima de insatisfação, desespero e agonia dos ansiosos alunos que não agüentavam mais esperar para arrumas as salas, cuja apresentações se iniciaria em breve foi muita. Alguns alunos do III° e do II° ano foram “convidados” a se retirar de forma.

Focando agora na parte boa (ou não) do projeto. As apresentações em geral foram legais. Porém algumas turmas se destacaram. Com base nas argumentações populares (já que não pude ir em todas as turmas), vou citar as que merecem evidência:

Turma A: se destacou pela entrega de brindes e pelo específico teste vocacional (espero receber meu resultado em breve).
Turma D: seu destaque foi a diversidade de informações e atrativos.
Turma H: teve uma decoração bem chamativa que despertou bastante a atenção (e a curiosidade) dos visitantes.
Turma I: seu destaque foram as três peças inseridas na Feira.
Turmas do segundo pavilhão: o destaque de lá foi a desorganização de algumas turmas.

Reforçando o que foi dito em cima. A turma D que teve Biologia como carro-chefe se apresentou muito bem, com diversos atributos. A apresentação dessa turma foi facilitada pelo fato dos seus líderes fazerem parte do Ciência, Arte e Magia da UFBA, podendo assim pegar os materiais (experimentações, vídeos, jogos eletrônicos e manuais e cartazes) deste local. A turma H causou neste projeto por causa da sua decoração inicial, porém, a apresentação estava idêntica a das outras turmas. Algumas conseguiram passar realmente tudo o que necessitava e ajudou a tirar dúvidas. As turmas A e F, também merecem destaque, pois, mesmo pegando temas relativamente complicados (respectivamente Língua Estrangeira e Filosofia) conseguiram desenvolver um bom trabalho.

Lembrando também que amanhã deve ser entregue a dissertação. Nela o aluno deverá escrever sobre a profissão que pretende seguir. Não esqueçam de escrever na terceira pessoas e prestar atenção na estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão)

Na quinta-feira, os alunos do III° ano farão um Simulado pro ENEM, valendo ponto para algumas matérias. Não se esqueçam da Revista de Cabelo de Amanhã.

Paro por aqui hoje. Valeu e volte sempre.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Feriado dos Comerciários pode atrapalhar alunos

Oi gente.
Na entrada em forma de hoje no Pavilhão I, aproveitaram a "inesperiência" do tenente e burlaram a entoação da Canção do CPM. Não repetiram o primeiro estrofe e ainda pularam outras parte. Por inxrível que pareça, o referido tenente nem se tocou (ou fingiu que não viu [ouviu] para sair logo dali).

Amanhã finalmente é o dia do Projeto do II° Ano, Feira das Profissões: uma escolha inteligente. Amanhã todas as turmas do II° ano estarão envolvidos com este projeto que tem como principal objetivo auxiliar os estudantes na escolha da sua área de trabalho, da sua profissão. A Feira será iniciada a partir das 8:00hs e terminará no máximo meio-dia.
Recomendações para os alunos que irão participar da Feira:
  • O uniforme será: camisa branca do CPM, calça jeans, cinto da escola, tênis preto e meia branca. Quem for trocar de roupa deverá fazer isso na escola. Qualquer alteração de uniforme deverá ser informada a UD com antecendência. É essencial que os alunos estejam dentro do padrão, pois quem tiver que voltar para casa perderá os pontos do projeto.
  • Os alunos do II° ano estarão isentos da entrada em forma de amanhã.
Devido o feriado do Dia dos Comerciários, hoje praticamente nenhum estabelecimento de barbearia se encontra aberto. Por isso, acredito eu, que não deverá acontecer uma rigorosa Revista de Cabelo, porém na quarta não terá perdão.

Por hoje é só mesmo. Valeu e até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês

domingo, 24 de outubro de 2010

A mais lida da semana

Oi gente.
Espero que todos estejam curtindo o final de semana, porque agora entramos na penúltima semana de aula. Em breve Tj's e fim do ano letivo.
Vamos falar da postagem mais lina na semana. Foi a Polêmica da Semana passada: Polêmica da Semana: Podemos faltar aulas?. Nela falamos sobre a falta coletiva da turma E do II° ano no dia 14/10. O assunto rendeu muita conversa, inclusive virou a Polêmica da Semana. Nesta postagem é explicado alguns casos e quando o aluno pode ou não faltar aula.Também falamos quando é uma infração não comparecer ao colégio. Se quiser rever pode clicar aí no link acima.

Por hoje é só gente. Valeu e até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.
Harry CPM

sábado, 23 de outubro de 2010

Polêmica da Semana: Os alunos do CPM podem ter liberdade de expressão?

O Brasil é um país livre de qualquer forma de repressão contra a mídia. Na época da ditadura, havia uma Emenda Constitucional que vetava a liberdade de expressão e toda forma de comunicação era regulada pelo governo, atacar algum governante era crime e o(s) responsável(eis) poderiam ser presos, torturados, exilado ou até mortos. Com o fim da ditadura, essa repressão terminou e a liberdade de imprensa é bem ampla. Todos têm o direito de exprimir o que pensa e o que acha do que quer que seja, desde que não aflija outra lei.

Nas em outras escolas esta liberdade também existe, contanto que ninguém ataque ninguém verbalmente, pratique o conhecido bullying ou divulgue a vida pessoal de outrem. No CPM esta realidade é diferente, pois, valem todas as regras do período anterior e outras que o CPM adiciona.

Segundo o Manual do Aluno no Capítulo II, Artigo 4°, VII Inciso, é transgressão disciplinar de natureza ELIMINATÓRIA: “tecer ou propagar qualquer espécie de comentários que constituam calúnia, difamação, injúria contra oficiais, praças, professores, funcionários civis e alunos do CPM, inclusive através de qualquer meio de comunicação e internet.” Ou seja, criar e divulgar boatos e fofocas mesmo que não seja pela internet pode levar o aluno a expulsão. Nesta semana um novo Blog foi criado e nele ações de alguns alunos foram postadas e a UD já ficou ciente e ontem mesmo já alertou o(a) autor(a). Será que eles têm medo que esse blog acabe descobrindo algo que não pode ser descoberto e divulgue a todos? Mas isso não vem ao caso, prossigamos a explanação.

Os alunos do CPM também podem ser expulsos caso “tomem parte em greve e outros movimentos reivindicatórios”. Assim, se um estudante do CPM resolver, por exemplo, participar de uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus, pode acabar sendo expulso. Ou se um grupo de aluno que não estiverem satisfeitos com as ações de um professor ou tenente e resolverem fazer um abaixo-assinado para revelar esse descontentamento, também correm o risco de ser expulsos.

Como pode ser visto, qualquer forma de expressão ou revolta no CPM pode levar o(s) aluno(s) a serem desligados da escola. Eu particularmente acredito que essa ação não é a correta. Às vezes, o aluno está correto e não pode reivindicar o que está errado. Em relação as fofocas com o nome dos alunos na internet eu também acho ilícito, pois cada um tem a sua particularidade e intimidade. Porém, um blog como o nosso, cuja função é informar e esclarecer e, quando necessário mostrar onde o colégio está sendo injusto e agindo erroneamente não pode ser reprimido, nem excluído, pois serve como ajuda a muitos alunos.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Explosão de novidades

Olá.
Depois de dias na monotonia, hoje o CPM voltou a “funcionar”. Falarei de acordo com a ordem com que recebi as notícias. Depois de meses sem falar em forma, hoje o Capitão PM Chefe da UD se pronunciou. Ele falou sobre o projeto organizado pela professora Norma (de Filosofia) que pretende levar alunos do II° ano para saber como funciona a Academia da Polícia Militar e conhecer a estrutura do local. Parece que o evento terá que ocorrer na semana que vem, senão sua idealização será complicada devido os feriados e o início das provas. Depois o assunto foi a chuva de quarta-feira. Pra quem não sabe, foi o capitão que ligou para a escola autorizando o tenente a deixar os portões abertos para quem chegasse atrasado e desejasse entrar. Sua decepção foi o fato de muitos estudantes, aproveitando essa concessão, fugiram e foram para as suas residências sem nenhuma autorização. Isso o deixou muito chateado e desapontado com os alunos CPM.

Sobre a chuva de quarta-feira ainda, uma aluna se deu muito mal. Estava ela conversando com o capitão (sobre uma comunicação), saiu da sua sala, se dirigiu ao portão e falou ao soldado que o capitão havia liberado a saída dos alunos devido a chuva e a falta de professores. O que é mentira. O soldado ligou para o chefe da UD e descobriu a farsa. Com as palavras do capitão, essa aluna será punida exemplarmente. Imagino eu, já que é ele que apura e dá as punições.

Falando em punições, uma punição do Pavilhão II chamou bastante a atenção dos alunos. Uma aluna, por desrespeitar uma professora de matemática, recebeu uma comunicação de nada mais nada menos que 288 horas, com isso ficará suspensa por 12 dias!!! Segundo meus cálculos, se ela cumprir a “pena, só poderá assistir aula no dia 16. Ou seja, perderá TODAS as provas e só comparecerá no colégio no dia do Resultado.

Hoje também foi falado em forma sobre publicações na internet que caluniam e falam da vida dos alunos e integrantes do CPM. O tenente alertou que isso é uma transgressão de caráter eliminatório. Com isso, muitos acharam que ele estava se referindo a este blog. Não estava. Caso vocês não saibam, existe outro blog no CPM (não é oficial), cujo a função não é informar e sim publicar fofocas e agredir pessoas do CPM. Diferente do nosso blog, o outro não tem o pudor de omitir o nome das pessoas faladas. Tudo indica que quem escreve no Blog é uma aluna do I° ano: Jornal CPM

Hoje terminamos por aqui. Não percam amanhã a Polêmica da Semana. Até mais

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Os dias vão passando...

Oi.
Hoje o ritmo de aulas voltou ao normal após as chuvas. A chuva caiu hoje novamente, porém bem mais rápida e curta. Ela nos salvou da entrada em forma.

O CPM realmente está bem lento. Hoje mesmo nada aconteceu. O clima é realmente de final de ano. Semana que vem teremos o Projeto do II° ano (que inclusive já foi iniciada a divulgação), “Feira das Profissões: uma escolha consciente”. Para mais informações acessem: Feira das Profissões: uma escolha consciente

Continuando a contagem regressiva prática. Faltam:
3 dias para o Projeto Interdisciplinar do II° ano;
8 dias para o início das provas;
14 dias para o Dia do Resultado.

Alguns alunos do CPM se inscreveram no Concurso Jovem Aprendiz dos Correios, por isso vou informar que finalmente a data das provas foram marcadas: 15 de novembro. Os horários e locais das provas serão colocadas no site até o dia 1°: Concurso Correios

Amanhã aula normal. Não esquecendo o coturno e a meia-calça (a quem interessar possa).

Por hoje é só. Até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alaga Salvador!

Oi gente.
Desde já gostaria de pedir desculpas pelo atraso da postagem. Hoje o assunto principal não poderia ser outro: os interesses internacionais na economia brasileira. Brincadeirinha, o assunto de hoje é a chuva, ou melhor, a enchurrada que atingiu Salvador neste dia. A chuva iniciou-se no finalzinho da madrugada pegando todos de surpresa, principalmente os que moram mais longe. As consequências da forte chuva foi falta de energia, atrasos, gigantes congestionamentos, entre outros. Mostrando que Salvador realmente não está preparada para uma chuva forte.
 
Na escola, por exemplo, a maldita Lei do Portão teve que dar uma trégua. Foi permitida a entrada de alunos até mais de 8:00hs. Muitos estudantes que entraram no colégio, depois de verem que nenhum professor havia comparecido saíram, alguns conseguiram outros não. Poucas turmas tiveram aulas, a maioria (principalmente do segundo ano) aproveitaram o dia irregular para resolver pendências do projeto da terça-feira.

Amanhã a meteorologia indica que amanhã o tempo será melhor, apenas com pequenas pancadas de chuva durante o dia. Portanto tudo indica que amanhã teremos aula normal.

Por hoje é só, até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Xô preguiça

Olá.
Hoje a nossa entrada em forma foi rapidíssima e nada de importante aconteceu entre os dois pavilhões. O clima de maresia e de tensão (e excitação) pelo final do ano está dando um toque de monotonia ao CPM.

Como eu havia dito ontem, hoje foi o evento da UNIME, que é baseado numa Feira das Profissões, e acabou sendo restrito aos alunos do III° ano, já que o interesse da Faculdade é também fazer divulgação dos cursos oferecidos pelas suas instituição.

Da mesma forma que é possível encontrarmos diversos alunos empogados, estudando e torcendo por passar de ano direto (ou ao menos na Prova Final), muitos parecem que ja desisitiram. É perceptível o cansanço, a preguiça, o desânimo e até mesmo a desesperança de alguns alunos de escapar da Recuperação. O ritmo das aulas está muito rápido e algumas aulas já estão finalizando. Restão poucos exercícios, assuntos e preparações, pois daqui a 10 dias práticos já será o início dos TJ's.

Por hoje é apenas isso mesmo. Valeu e até a próxima.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Feira das profissões tá na moda

Oi.
Hoje voltamos efetivamente às aulas, nesta que é a antepenúltima semana de aula. Entrada em forma normal, com o tempo de duração mediano em ambos os pavilhões.

A UNIME convidou os alunos do III° ano para participar de um evento tipo Feira das Profissões (bem parecido com o projeto do II° ano). Quem participar, além de conhecer um pouco mais os cursos oferecidos pela faculdade, concorrerão a brindes e serão automaticamente inscritos gratuitamente no curso de seu interesse.

Em forma foi falado que neste final de semana uma igreja veio limpar o colégio. Vale retificar que o que aconteceu foi o “Encontro de Jovens com Jesus”, onde jovens de uma determinada Igreja Batista realizaram atividades cristãs na nossa escola. Para isso, eles primeiro limparam o ambiente para poderem utilizar melhor o espaço.

Gostaria de ressaltar sobre o novo regulamento que torna o não uso da cobertura uma falta disciplinar de natureza grave. Até hoje não foi iniciada nenhuma forma de fiscalização e punição ativa. Porém, parece que a partir de agora nossos queridos oficiais irão se voltar mais para este tema.

O Ciência, Arte e Magia em parceria com a UFBA promove a VIIª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre hoje e quinta-feira. Hoje, a escola disponibilizou ônibus pela tarde, a partir de amanhã, os ônibus serão disponibilizados apenas pela manhã; assim, quem puder ir apenas pela tarde terá que ir com meios próprios.

Por hoje é só. Valeu e até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias pra vocês.

domingo, 17 de outubro de 2010

A mais lida da semana

Nesta semana tivemos uma das mais curtas semanas do ano. Foram apenas dois dias de aulas e em um deles, uma turma completa resolveu não comparecer ao colégio. Esta postagem de quinta-feira foi a mais lida da semana (Vamos todos faltar na segunda?). Nesta postagem além de falarmos do raro acontecimento, mostramos que o projeto do II° ano e o início das provas está cada vez mais próximo.

Não esqueçam que amanhã teremos aulas normais. E, graças a Deus cada dia que se passa nos aproximamos do fim do ano letivo.

Para quem se inscreveu no ENEM, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, saibam que as cartas com o endereço das provas já foram enviadas e muitos já a receberam. Lembro também que no dia 8 teremos prova. Resta torcer que seja uma prova menos cansativa, porque ninguém merece fazer o ENEM num dia e no outro fazer uma prova difícil.

Por hoje é só. Valeu e até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sábado, 16 de outubro de 2010

Polêmica da Semana: Podemos faltar aulas?

Durante nove meses do ano, todo santo dia temos que comparecer a escola. A alegria de um feriado prolongado, de um feriado simples ou até mesmo de um conselho de classe é explicada pela fadiga que a obrigação diária nos trás. Por isso, algumas vezes acordamos se a menor disposição de ir ao colégio, sem a menor vontade de levantar cedo, pegar ônibus e passar quase cinco horas do dia sentados numa sala assistindo aula. É aí que decidimos faltar.

Todos os colégios possuem um regulamento básico, o qual o CPM também faz parte: quem não comparecer a 25% das aulas, será automaticamente levado para a Recuperação, sem Prova Final. Com isso, não há punições para quem falta poucas aulas; inclusive, o Manual do Aluno não descreve nenhuma punição para o ato de faltar aula, assim, isso não é uma infração. Mas, se uma sala inteira faltar no mesmo dia?

Ainda assim não é uma transgressão disciplinar. É claro que é uma falta de bom censo e é evidente que para isso acontecer é necessária uma reunião e um acordo mútuo para que TODOS os alunos de uma turma não compareçam ao colégio. Nesta semana um coso como este se repetiu: TODOS os alunos da turma E do II° ano “resolveram” faltar na quinta-feira (Vamos todos faltar na segunda?). A U.D. prometeu punir os alunos por causa da falta coletiva. Esta punição procede?

Óbvio que NÃO. Como eu já havia dito antes, não existe punição por faltar aula, pois cada aluno tem o livre arbítrio para isso [se eu quiser faltar aula, quem vai me impedir? (a não ser minha mãe, é claro)], mesmo que isso seja combinado por uma sala. Fica a pergunta: quando todos os professores faltam por causa de uma paralisação combinada, eles são punidos ou nós que vamos ao colégio somos beneficiados? NÃO. Por que então se os alunos faltarem podem ser castigados? Realmente não procede. O único prejuízo que eles poderiam ter é referente a parte pedagógica, pois deixaram de ter seis aulas. Porém da parte disciplinar não pode haver pena.

Porém, faltar Impedimento ou um dia em que for avisado previamente que os alunos devem comparecer é uma transgressão disciplinar. Aí sim o aluno deve ser comunicado. Agora faltar num dia comum por vontade própria, repito, é uma falta de bom censo e de responsabilidade, porém não é digno de punição disciplinar.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia do Professor

Hoje, 15/10/2010 é o dia do profissional que desde os nossos mais primitivos momentos de vida estão ao nosso lado. São professores de todos os tipos: altos e baixos; gordos e magros; compreensivos ou nem tanto; brincalhões e recatados; falastrões e calados, enfim, uma infinidade de jeitos e personalidades. O que seria de nós sem estes seres cujo objetivo principal é nos instruir? Saberíamos ler, escrever, fazer uma redação, realizar as quatro operações, ler a tabela periódica, saber o que é uma célula, como se organiza uma sociedade? Acredito que não.

Durante a primeira fase da nossa vida, no colegial, passamos mais que 1/5 do dia na nossa segunda casa. A Casa do Saber. Têm professores que se tornam nossos amigos, segundas mães ou segundos pais. Nos aconselham e conseguem ter muita paciência. Paciência, está aí uma característica indispensável para um bom educador. Não sei como os professores conseguem aturar mais 180 alunos diferentes por dia.

Primeiro, pensei em ir num site qualquer, copiar e colar uma mensagem. Mas, meu Deus, que injustiça seria. Estaria jogando fora todos os ensinamento de originalidade e honestidade que foi me passado durante todos estes anos. Quem de nós, quem, não tem cada ano um professor que fique marcado em sua vida e no seu coração? Professores as vezes, são seres tão incompreendidos. Não adianta repetir durante o ano inteiro que nós devemos estudar senão perderemos de ano. Alguns na tentativa de nos ajudar, acabam sendo taxado de chatos, antipáticos. Fazer o que?

O que importa é que querendo ou não. Todos nós aprendemos algo, muito ou pouco, com estas pessoas que tocam o mundo, que não tem nem um pouco de egoísmo ao tentar passar tudo o que sabe para nós. são base e sustentação fundamental para qualquer futuro. Valeu. Valeu professores por existirem e por terem escolhido esta linda profissão. Muito Obrigado.

Vocês sabem como surgiu o Dia do Professor? No dia 15 de outubro de 1827,  D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Informação no site: Como surgiu o Dia do Professor.

Valeu a todos. Amanhã não percam a Polêmica da Semana.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias pra vocês.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vamos todos faltar na segunda?

Olá.
Sei que nem é necessário avisar que amanhã não haverá aula. Então mais um fim de semana prolongado para nós. Espero que os alunos ao menos saibam qual dia é comemorado amanhã, apenas nos ambientes escolares. O Dia do Professor.

Pelo jeito, muitos alunos decidiram emendar o feriado de amanhã com hoje e o resultado foram salas vazias. Mas o cúmulo foi o II° E. Adivinhem quantos alunos apareceram para assistir aula nesta turma? ZERO. Exatamente. Nenhum aluno do II° E compareceu no colégio hoje. Evidentemente, os alunos se organizaram para essa “falta coletiva”. E não é a primeira vez que essa turma se reúne para todos faltarem, segundo os meus cálculos, esta já é a 3ª ou 4ª vez deste ano. Com isso, essa turma servirá de exemplo para as outras. A UD já prepara uma punição coletiva para a sala toda.

Contagem regressiva prática: faltam 7 dias para o Projeto do II° ano, 11 dias para o início das provas e 18 dias para o dia do Resultado. Nunca ficamos tão perto do fim do ano. Os alunos garantem que este ano é o mais rápido de suas vidas. Na prática parece até verdade, porém teoricamente não é bem assim. Vejam: As unidades estão diminuindo de tamanho?

Bom feriadão pra todos vocês. Sucesso nas próximas avaliações e amanhã voltamos com mais para todos.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Visual novo

Olá.
Gente espero que vocês tenham gostado do novo visual e slogan do Blog. Ainda estamos abertos a sugestões, ok?

Hoje foi como voltar das férias, a semelhança com um segunda-feira foi enorme. Custou para que voltássemos ao intenso ritmo da IVª Unidade. Iniciar a parada matinal com a Revista de Cabelo e com dezenas de alunos de cara no impedimente não serviu (claramente) para dar um up. Mas não tem jeito, temos que nos preparar pois dia 5/11 se aproxima e com ele vêm as provas.

Para quem interessar possa, o Colégio da Polícia Militar abrirá vagas para o Ano Letivo de 2011, inclusive para a creche. O edital ainda não está pronto, mas a realização do sorteio tradicional já está garantida.(PM BA).

Amanhã é na prática o último dia de aula da semana, portanto vale adiantar as atividades que necessitam da presença dos colegas (ao menos para quem pretende se reunir na casa de alguém). Na prática também, faltam 7 dias para o projeto Feira da Profissões do II° ano.

O Ciência, Arte e Magia em parceria com a UFBA promove outro evento, a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 18 e 21/10. A escola disponibilizará ônibus pela manhã e pela tarde. Os interessados devem procurar o Soldado Adelson.

Vocês sabiam que o site da Polícia Militar da Bahia tem uma página sobre o CPM? É claro que nem se compara ao nosso blog (rsrsrs), mas vale deixar registrado: PM BA CPM.

Gente por hoje é só. Valeu mesmo e até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para você.
Harry CPM

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Você sabe como surgiu o Dia das Crinças?

Oi.
Você sabe como surgiu o Dia das Crianças? O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. Um deputado federal teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, em 5 de novembro de 1924.
Mas só a partir de 1964 que a data ganhou força e o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Na verdade, o feriado comemorado é realmente o de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. É esse dia que se tornou feriado nacional. O Dia das Crianças é comparável ao Dia da Avó ou Dia do Amigo. É mais apenas uma técnica para as empresas venderem mais produtos.

Não esqueçam a Revista de Cabelo amanhã. Sigam o CPM no twitter: twitter.com/cpmreal.

Gente valeu e até mais. Em breve visual e slogan novo no Blog.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Feriadão... êo

Oi.
Espero que todos estejam curtindo bem o feriadão. Pra quem não viajou, bom seria adiantar as atividades escolares. Também aconselho aos rapazes cortarem o cabelo hoje, pois amanhã é feriado, as barbearias não abrem e na quarta já é revista de cabelo.

Hoje todas as lojas funcionam normalmente, pois na teoria não é feriado. Apenas escolas e lugares que funcionam com funcionários públicos não abrem hoje, nem amanhã.

Algumas escolas preferiram antecipar o feriado de sexta-feira para a quarta; assim os alunos ficam desde o sábado (09/10) até quarta-feira em casa, porém na sexta, aula normal. No CPM, quarta e quinta teremos aula e na sexta outro dia de descanso.

 
Por hoje é só gente. Valeu e bom feriado pra vocês. Já foram no Twitter do CPM? Sigam lá: twitter.com/cpmreal

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

domingo, 10 de outubro de 2010

A mais lida da semana

Uma semana muito calma os alunos do CPM passaram, exceto por um fato que ocorreu na quarta-feira (06/10/10). Uma aluna do IIº E, perdeu R$20,00 reais e solicitou que os alunos juntassem e pagassem seu valor perdido. Nesse mesmo dia, duas turmas do IIIº ano realizaram um simulado. Reveja em : Acontece até no CPM.

Desculpem a minha criancice, mas não pude deixar de falar. Hoje é dia 10/10/10. Caso não tenham reparado esse fato anual, saibam que este é o penúltimo ano que teremos uma data assim (pois um ano só tem 12 meses, a partir de 2013, já era).

Só passei pra falar isso mesmo. Curtam bem o descanso oferecido pelo feriado e tenham um excelente 10/10/10.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

sábado, 9 de outubro de 2010

Polêmica da Semana: O que fazer com esse surto de novas leis?

Estudar no CPM agora está cada vez mais complicado. A cada dia, uma nova lei surge com o objetivo de preparar os alunos para o futuro mercado de trabalho e para a vida. O problema é que essas leis estão cada vez mais severas e impiedosas, deixando dúvidas em relação ao seu intuito, pois cada vez mais parece que essas leis querem dificultar e não facilitar ou preparar o estudante.

Desde o momento que o novo Diretor Adjunto (saudades do Major Welder [ai meu Deus, não posso citar nomes]) chegou ao CPM, os estudantes se viram num novo contexto. A cada semana uma nova regra polêmica cerca a nossa escola. Regras que realmente fogem bastante das regras comuns as escolas do ensino médio. Primeiro a sempre falada Lei do Portão (que dispensa comentários), ela proíbe a entrada de alunos que se atrasarem, o mínimo que seja. Independente do motivo, da idade do aluno ou do tempo de atraso (não importa se seu atraso foi de 1 segundo ou de 1 hora, você não vai entrar). Lei que vai de encontro com o objetivo de ensinar, pois diversos alunos perdem aulas importantes, apresentações e atividades por causa de um simples capricho do colégio.

Depois disso foi baixada uma regra. Quem for pego circulando sem cobertura, responderá por uma falta de natureza grave e não mais de natureza leve como diz o Manual de Alunos.

Recentemente, uma nova lei chegou chegando. A Lei do Fone de Ouvido. A partir dessa semana, os alunos não poderão ouvir quaisquer músicas em MP3, celulares ou qualquer aparelho que seja. Só será permitido o uso destes eletrônicos na hora do intervalo. Não importa se você está em aula vaga ou chegou muito cedo ao colégio. Só vai poder ouvir na hora do intervalo ou se prepare pare receber uma comunicação com suspensão das atividades escolares.

As leis que restringem os alunos a andarem pelo colégio são assuntos falados há muito tempo, porém só agora foi realmente oficializado. Ninguém pode mais ir a Vila Militar sem a autorização devida. Nem pode ir de um Pavilhão ao outro sem um belo motivo. No Pavilhão II, por exemplo, os alunos já foram até obrigados a não se comunicar com os alunos do outro pavilhão. Realmente, sem comentários para isso. Agora, também está proibida a permanência dos alunos nos arredores da Sefis.

Então, vamos falar com consciência. Essas regras e leis são realmente necessárias para a manutenção dos respeitos entre alunos, professores e policiais? Será que elas contribuem para o desenvolvimento dos alunos ou fazem crescer sentimentos não legais em seus corações? Eu não arrisco responder.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pequeno Recesso

Oi.
Hoje tivemos um dia normal no CPM. Os alunos do III° Ano depois da entrada em forma tiraram algumas fotos para a composição do clipe da Formatura, está rolando um concurso com entre as turmas, mais informações:Faça da nossa historia uma lembranca ; Formatura qual que até hoje não iniciaram os treinamentos não sei porque.

A partir de agora está confirmada a proibição dos alunos circularam pelos arredores da SEFIS (Seção de Educação Física), quem for pego por lá, independente de estar ou não em aula vaga será comunicado. A Lei do Fone de Ouvido, divulgada ontem, ainda não foi adicionada à cabeça dos alunos. Realmente vai ser complicado não poder ouvir nada em horário vago ou antes de entrar em forma. Fazer o que?

Ontem, uma mãe de uma aluna ligou para a Rádio Sociedade e acabou com o CPM. Falou da Lei do Portão, através do qual vários alunos vão com o intuito de estudar e são obrigado a voltar para casa; falou que alguns oficiais exageram nas punições e nas regras, ainda lembrou do Caso Jéssica, que ocorreu no ano passado e que não foi finalizado e a situação foi esquecida.

Não precisa nem lembrar que na semana que vem só teremos aulas na quarta e na quinta. Isso é bom? Para a maioria dos alunos sim (confesso que também estou super feliz), porém muitos estudantes reconhecem a perda que três dias de aula significam para uma curtíssima unidade como é a IVª. Para quem esqueceu, a partir de segunda-feira (18/11) faltarão apenas sete dias para o Projeto do II° ano e 12 dias para o início das provas. Está bom pra você? De qualquer forma curtam o nosso pequeno recesso e voltemos na quarta com todo gás. Não se esqueça que o Blog continua com postagens diárias. E a partir da semana que vem, com um novo visual, já que com 70% dos votos, os leitores decidiram assim.

Gente, valeu e até mais.Não percam amanhã a Polêmica da Semana.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atividades de Outubro

Oi.
Nesta segunda e terça não haverá aula no colégio, em virtude do Dia das Crianças. É muito bom ser criança no mês de outubro hein? Mesmo assim, há aqueles alunos que continuam ganhando seus presentes nesta data tão feliz (eu espero ganhar o meu também!). Se você tem algum irmão ou irmã pequena, aproveite para presenteá-lo com alguma coisa que não seja um cascudo... Falando em dias sem aula, os professores estão numa corrida desenfreada para dar os assuntos, fazer as avaliações, fechar médias (ainda?)...

Vale ressaltar que as turmas do I° ano estão com atividade nova na parada. Não sei ao certo quando foi passada, mas o fato é de que, nesta IV unidade, tem um Projeto de Bioquímica e um jornal a ser confeccionado. A depender da turma e dos professores, pode haver alguma com nenhum projeto ou os dois simultaneamente. E, falando em projeto, o 2° ano está bem cotado. 

Ainda antes do segundo turno das eleições teremos a Feira das Profissões. Das 08:00hrs ao meio-dia as salas estarão em exposição, onde cada uma terá uma área específica do conhecimento para abordar. É um bom momento para quem tem dúvidas quanto ao que vai ser no futuro, o que irá exercer etc. Serão realizados testes vocacionais das áreas, além de muitas outras atividades bacanas. Vale a pena conferir.

Bem, há muitos alunos que preferem fazer projeto do que provas na IV unidade. Porém, alguns professores do 2° ano, mesmo tendo aderido ao projeto, não substituíram o TJ, a exemplo de Português, Química e Matemática. De qualquer forma, nas matérias em que não haverá prova se tem uma boa folga neste mês, com menos assuntos para estudar. E amanhã é aula normal. É só manter.

Alonsio, o novo redator do blog.

Nada de música!!!!

Olá.
Hoje no Pavilhão I, seguiram-se as “mini-palestras”, com o HIV como tema. Também foi iniciada a leitura do Boletim elogiando, entre outros, os alunos que participaram do Sete de Setembro. Como na semana que vem teremos apenas dois dias de aula, as atividades serão concentradas para amanhã, quarta e quinta.

Uma nova lei surge no CPM. A partir destes dias, os alunos não poderão utilizar fone de ouvido nos horários vagos, antes de entrar em forma, ou em qualquer outra situação, sendo permitido apenas no horário do intervalo. Dispenso comentários para essa “belíssima e fundamental” regra, pois sem ela, com certeza o CPM perderia sua essência. Essa lei é realmente necessária para o nosso colégio e, é prioridade criações de regulamentos como estes que “ajudem” os alunos a ter um melhor rendimento.

Voltando a falar da triste “Lei do Portão”, depois de tantas revoltas dos alunos houve uma atenuação. Quem se atrasar, deve pegar a nome da empresa, telefone, a placa do carro e o nome do motorista. Com isso, deve comunicar a situação ao soldado do portão e apresentar as informações na UD. O Corpo de Alunos ligará para a empresa para confirmar a circunstância. Caso confirmado, o aluno poderá assistir a sua aula, caso contrário o aluno será comunicado por faltar com a verdade. Infelizmente essa atitude não poderá ser tomada em caso de atraso dos ônibus, que também é um grande fator dos atrasos. A situação continua feia de tarde, diariamente crianças continuam chegando e tendo que ir embora (), morro de pena.

Falando em crianças. As crianças da escolinha estão comemorando a Semana da Criança, uma semana com festas, brincadeiras, diversão, tudo para alegrar a garotada. A partir de quarta-feira, acaba o mole e eles voltam às aulas normais.

Gente não percam daqui a pouco a estreia do novo Blogueiro. Ainda hoje aqui no Blog do CPM.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Acontece até no CPM...

Oi.
Hoje, no Pavilhão I, tivemos uma rápida entrada em forma, com o tenente que, infelizmente, só aparece uma vez por semana. No Pavilhão II, a mesma demora de sempre.

Hoje uma aluna da turma E, alegou que R$20,00 reais haviam caído do seu bolso e sumido. Houve uma conversa com a sala, mas o dinheiro não apareceu. Como represália, todos os alunos da sala seriam impedidos; a aluna "sugeriu" que os seus colegas de classe contribuíssem para restituir seu bem perdido. Infelizmente, não é de hoje que objetos e valores costumam desaparecer misteriosamente. Graças a Deus, constituem casos raros e isolados. São brinquedos, aparelhos de MP3, jogos, dinheiro, etc, que geralmente são “levados” (roubados é uma palavra muito forte). A solução encontrada primordialmente é revistar a mochila dos alunos (que caso queiram, podem negar a quebra de privacidade, porém se tornam suspeitos), em todo meu tempo de CPM eu nunca vi nada ser encontrado na revista.

As turmas A e C do III° ano participaram de uma prova (acredito que tenha sido um simulado), com duração de 4 horas. Com isso, se alimentaram logo depois que saíram de forma e às 8:00hs iniciaram as provas. A escolha das turmas foi feita através de sorteio.

Valeu e até a próxima. Por favor, votem na enquete ao lado e diga se você acha que o Blog deve ou não mudar de visual.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faça da nossa história uma lembrança

Oi
Hoje no Pavilhão I realmente não tinha nada a ser feito na hora da entrada em forma, para preencher o tempo ocioso, foi feita uma revista geral de uniforme. Os alunos relacionados estão no impedimento. Nesta semana o ritmo de atividades e avaliações deve aumentar, já que na semana que vem, nós teremos apenas dois dias de aula: quarta e quinta (segunda e terça não haverá aula devido o feriado dia 12 e na sexta é dia do professor).

Alguns alunos do III° ano que estão organizando a festa da Formatura deste ano, elaboraram o concurso “Faça da nossa história uma lembrança”. As turmas do terceiro ano devem fazer vídeos com duração máxima de três minutos, com vídeos e fotos que contem a história e lembrem a trajetória dos alunos do terceiro ano. O vencedor será exibido no dia da Formatura com os alunos em forma. Os vídeos devem ser entregues até o dia 18 aos organizadores. O julgamento será realizado por uma comissão no dia 20 e no dia 22/10 será publicado o resultado.

Confirmado. Os TJ’s da IIIª Unidade se iniciarão no dia 5/11. No dia 15/11 já será o dia do resultado, oito dias antes do que no ano passado. As provas finais já serão no dia 17. Os professores já estão começando a elaborar as provas.

Até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um dia sem muitas novidades

Olá.
Hoje no Pavilhão I, voltamos ao famoso “ciclo de mini-palestras”. Logo depois tivemos uma longa explanação do tenente falando sobre eleições, sobre o absurdo que é o votar numa pessoa despreparada só para mostrar sua indignação, etc, etc.

Falando em eleições, quem estava achando que já estava livre se enganou, pois teremos segundo turno para a presidência (Dilma Rouseff contra José Serra). Dilma alcançou 46,9% dos votos e José Serra 32,6%. Marina Silva que foi o destaque destas eleições chegou a 19,3% e seu apoio será muito importante nesta segunda fase. Aqui em Salvador o placar ficou assim: Dilma – 52%, Marina – 30% e Serra – 14%.

Nesta semana reiniciam os treinamentos da Guarda de Honra, para mais informações veja: Comandantes Interinos. Resultado da pesquisa CPM .
Hoje os líderes de turma do II° ano tiveram reunião do projeto, já que na prática temos apenas 13 dias.

Por favor, respondam a enquete ao lado, para saber a que mudanças o blog será submetido. Mande também sugestões por comentários ou para o Mural de Recados aqui do lado.

Valeu e até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

domingo, 3 de outubro de 2010

A mais lida da semana

Oi.
Hoje é dia de falarmos sobre a mais lida da semana. A postagem mais lida da semana foi a de sexta-feira (Comandantes Interinos. Resultado da Pesquisa CPM.) Nela informamos sobre o desfile da Formatura dos alunos do IIIº ano e os prováveis comandantes substitutos. Além disso publicamos o resultado da pesquisa CPM sobre a preferrência dos estudantes para a eleição de hoje. Marina Silva do PV (presidente) e Geddel do PMDB (governador) venceram. Também informamos sobre o nosso novo blogueiro que em breve estreiará no Blog.

Valeu pelo sucesso desta postagem e até amanhã.
Lembrando que a partir desta semana o blog passará por mudanças de acordo com a opinião dos leitores. Se você tem açguma sugestão, contate-nos.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora Oficial
Harry CPM

sábado, 2 de outubro de 2010

Polêmica da Semana: Porque deixamos tudo para a IVª Unidade?

A IVª Unidade é a última do ano. É também a unidade mais curta, que passa mais rápido. Querendo ou não, é apenas nessa unidade que os estudantes começam a ver a seriedade da “coisa” e se interessam de verdade. Podemos ver que se reduz o número de pessoas online no MSN, no Orkut, no Twitter e nas demais redes.

Quando chega a Iª Unidade os professores sempre avisam: “Este ano não é brincadeira”, “(I°,II°,III°) ano, não é [sua série anterior]”, “Estudem ou não vão conseguir passar”. Mas não adianta, a maioria dos alunos só resolvem ver que a situação está complicada na IVª Unidade. Ela se torna uma unidade diferente, especial. Todo mundo quer tirar 10. Vale lembrar que no momento da média geral, não importa em que unidade foi a sua maior nota, se seu dez foi na Iª ou na IVª unidade não faz a mínima diferença. É perceptível que as maiores notas geralmente, são sempre neste derradeiro bimestre.

Vale lembrar que apesar da maioria estar numa situação complicada, muitos alunos estão passados ou necessitam de poucos pontos para estar passados direto. Qual a diferença? A diferença é que alguns vivem em “constante IVª unidade”, ou seja, muitos alunos começam a levar o ano a sério desde o início. A mudança em geral realmente é muito visível. Quem antes não prestava atenção nas aulas, passam a prestar; que antes não fazia as atividades, passam a fazer; quem antes não estudava, passa a estudar e por aí vai.

Para quem não sabe, os professores já estão confeccionando as Provas Finais. Os TJ’s da IVª Unidade se iniciam no dia 5/11, e segundo informações que eu tenho até agora, o resultado sai no dia 16/11. No dia seguinte iniciam-se as Provas Finais. Matemática como sempre lidera a lista das provas finais mais procuradas.

A partir de amanhã, todos os domingos terão uma postagem especial com a mais lida da semana, não percam! E de segunda em diante, o Blog será reformulado de acordo com a opinião dos leitores.

Gente por hoje é só. Valeu e até amanhã.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comandantes interinos. Resultado da pesquisa CPM

Oi.
Hoje pela manhã, o destaque da entrada em forma no Pavilhão I, foi uma linda declaração de amizade feita por um aluno do III° ano ao seu amigo. Um pequeno discurso que fez alguns alunos reverem o seu conceito de amizade. Realmente emocionante.

A volta para casa hoje, foi um pouco mais tranqüila que o normal, porque devido o fato da maioria das escolas públicas serem zonas eleitoras, elas não tiveram aulas ontem, hoje e não terão na segunda-feira. Falando em segunda, a partir do dia 4, serão retomados os treinamentos para a guarda de honra, desta vez o foco é a Formatura do III° Ano. Os antigos comandantes, que irão se formar neste ano, devem auxiliar os comandantes interinos. Segundo os meus cálculos, os comandantes provisórios das frações são:
Estado Maior: Al CPM Maj André Luis
Guarda Bandeira: Al CPM Maj Luiz Henrique
Bandeiras Históricas: Al CPM Cap Ingrid Lorena
Bandeiras Estaduais: Al CPM Cap Luzia Lima
1ª Cia: Al CPM Cap Davi Souza
2ª Cia: Al CPM Cap Emanuelle Celina

No domingo, será realizada a Eleição para presidente, governador, senadores e deputados. O Blog CPM fez uma mini pesquisa perguntando em qual candidato os leitores votariam. Tivemos mais de 100 opiniões. A candidata Marina Silva (PV) foi a mais votadas com 63% das intenções dos votos. Seguida por Dilma Rouseff (PT) com 21%, José Serra (PSDB) com 15% e em último ficou Plínio Sampaio (PSOL) com 0%. Isso confirma a tese de que Marina é candidata mais forte entre os jovens do Brasil.

Para o governo da Bahia, uma surpresa. O candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima foi o mais votado com 53% dos votos. Em seguida vem o atual governador da Bahia Jaques Wagner (PT) com 25% e Paulo Souto (DEM) com 20%. Assim, também é confirmada a tese de que Geddel é o mais popular entre os estudantes.

A partir de hoje, o blog ganha mais um contribuinte. Devido a disponibilidade irregular dos outros escritores, estávamos necessitando de mais um. Já já, uma postagem com ele(a) esperamos que vocês gostem.

Valeu e até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...