terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um colégio, dois regimes

O I° ano é um momento de transição e de grandes transformações na vida dos jovens que estão neste período, tendo em vista que estão vindo de uma fase mais leve e menos rigorosa. Ao se tratar de um momento tão importante como este, todos devem ser bem acompanhados, para que não venham a encontrar tantas dificuldades. Mas é notório que o I° ano do nosso colégio não é tratado como merece, e sim com um tratamento mais autoritário e ditatorial do que o II° e III° ano, pois para os alunos deste dois últimos anos o regime é bem diferente.
Sabemos que esta não é a solução, temos que fazer com que estes alunos se sintam seguros a fim de atravessarem este momento da melhor maneira, e isso é percebido a muito tempo por todos os alunos que são solidários aos alunos do I° e também a algumas turmas do II° ano que estão no pavilhão II. Cada um tem uma “metodologia” de trabalho, mas cmo diz o ditado "corda que se estica demais, quebra..."

Young
Olá.
Passei aqui hoje para dar alguns pequenos avisos.
Como todos já devem saber, amanhã começam os treinamentos para o Sete de Setembro, que ocorrerá daqui a uma semana. Para quem não vai desfilar, aulas apenas no dia 09/09 com o primeiro TJ da Terceira Unidade.
Na teoria, o regulamento que proíbe a entrada de alunos por qualquer que seja o motivo, depois das 7:00 horas, entra em vigor amanhã; porém, na prática, essa nova "lei" a partir do dia 09, com o início das provas, já que os treinamentos se iniciam às 7:30hs. Só para lembrar, o uniforme é o diário, com coturno  (cadarço preto) para os rapazes.
Em uma pequena enquete realizada neste blog 79% dos alunos não concordaram com o novo regulamento, porém 21% acham justo essa atitude, já que nos vestibulares e nos concursos não há desculpas para atrasos. Vamos ver no que isso vao dar.


Daqui a pouco, postagem de Young. Votem nas novas enquetes. Até mais!


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Será o fim do monopólio?

Olá.
Hoje as notícias que trago não são muito boas. Fiquei estarrecido, indignado e aborrecido ao saber que o CPM Dendezeiros não terá todos os seus comandantes no Sete de Setembro. Parece estar se repetindo neste ano as mesmas situações que se sucederam em 2008: o maior e mais antigo dos CPM's da Bahia, está perdendo o seu comando para os colégios secundários da capital.


Segundo o que está sendo falado, o nosso coronel (AL CPM Juracy Marques) NÃO será o comandante do batalhão escolar!!!! Alguns estão falando que isso irá acontecer devido a conturbada nomeação do aluno coronel do Dendezeiros (relembre o início de tudo: O Coronel DestituídoJá temos um novo coronel). Outros dizem que a média geral do coronel da Ribeira é maior que a média do nosso, o que eu acho um pouco improvável.
Outro que praticamente já foi confirmado que passará o comando para outra unidade é o comandante da 1ª CIA (AL CPM Reinande), que infelizmente tem uma média geral de graduação inferior ao do aluno da Ribeira. Com isso, perdemos também o porta-flâmula e o mascote da companhia.
Também há especulações que a comandante da 2ª Cia (AL CPM Larissa Matos) também pode perder o comando para outra unidade.
Ainda tem a Guarda Bandeira que terá a prova de Fogo na quarta, onde será decidido que Unidade terá a sua Guarda Bandeira representada no Sete de Setembro.

Amanhã teremos treinamento geral. O último a ser realizado apenas com os alunos do CPM Dendezeiros antes da junção das unidades.

Gostaria de pedir perdão aos alunos do I° ano por não ter postado o calendário de prova dos mesmos. É que nós do blog acreditávamos que vocês não faziam parte do nosso público e ficamos muito felizes em saber que isso não é verdade. Aqui está o calendário:

I° Ano

09/09  Geografia
10/09  Língua Portuguesa / Língua estrangeira
1309   História
14/09  Matemática
15/09  Biologia
16/09  Química
17/09  Física

Não se esqueçam: amanhã teremos revista de cabelo.
Curtam amanhã o último dia de aula da IIIª Unidade. Ok?

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM e Young

Valeu! Por hoje é só e até mais.

domingo, 29 de agosto de 2010

Especial - 5000

Olá.
Hoje vamos no Especial focar os blog's criados por professores ou alunos que visam complementar o que foi feito nas salas de aula:

A matemática e mundo- é um blog criado por um professor de matemática do II° ano, que disponibiliza listas de exercícios e no ano passado tirava dúvidas e divulgava médias.

Bio Blog- criado por uma professora de Biologia do I° ano, tira dúvidas e coloca todo assunto da unidade na internet.

Por hoje é só. Valeu e até mais.

Harry CPM

sábado, 28 de agosto de 2010

Polêmica da Semana: Lá vem o Sete de Setembro

Faltam exatamente dez dias para o Sete de Setembro. Esta data quem em 2010 que representa a comemoração do 188° ano da independência política do Brasil, é a data que marca a solenidade mais importante para o Colégio da Polícia Militar. Como numa grande festa, a preparação começa cedo, apenas os melhores podem participar e a escola tem que fazer bonito.

Em novembro do ano anterior os rumores do Sete de Setembro já se iniciam, afinal, quem participa da Solenidade de Formatura dos alunos do III° ano, tem prioridade para participar da solenidade-mor do CPM.
Quando o ano se inicia, os treinamentos começam. Por que nós estamos treinando se não tem nada marcado por agora? A resposta é essa, estamos nos preparando para a célebre data de setembro. Cuidado! Quem faltar pode não ter sua vaga garantida.

Passa março, abril, maio... Em junho não tem jeito. A Cerimônia de Graduação já foi feita, as frações já têm os seus novos comandantes. Os treinamentos começam para valer. Dois, três, quatro e até cinco dias na semana, o intervalo já tem dono: o treinamento do Sete de Setembro.

Quando é publicada a lista dos alunos que irão para o Sete de Setembro, mais emoções. Os que ficaram de fora, se irritam. Os que ficaram em outro lugar, também se chateam.

A solenidade é tão importante que uma semana inteira é dedicada ao treinamento, até as aulas são suspensas.É nesse período que começam os treinos mais intensos e cansativos. Alguns alunos não aguentam e pedem para sair. Apenas os melhores e mais preparados podem (conseguem) desfilar. Quando chega o dia, tudo vale a pena. A emoção e a glória de passar pela avenida em nome do colégio não tem preço.

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Daqui a pouco uma edição do Especial. Até mais!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Especial - 5000 acessos

Oi.
Hoje mais dois blog's no Especial dos 5000 acessos. Iremos focar em blog's como o nosso, de colégios da Polícia Militar. Vejam alguns:

CPM Juazeiro- É um blog que além de falar sobre o colégio de Juazeiro (Alfredo Viana), aborda assuntos referentes a cidade e à educação. Infelizmente, não foca muito no cotidiano da escola. É um blog muito legal e faz o maior sucesso na cidade.
Diretor Pedagógico Juazeiro- Neste aqui, é o próprio diretor pedagógico que escreve o blog da escola. Apesar de também focar assuntos ligados à educação, ele também fala um pouco sobre o seu colégio. Pode conferir!


Por hoje é só. Se você é aluno ou ex-aluno CPM e possui um blog ou site, envie para nós que iremos publicar aqui.

Valeu! Amanhã tem mais.
Harry CPM
 
 

Saiu a lista!!! Cadê meu nome?

Oi.
Hoje saiu a tão esperada (e demorada) lista com os que irão desfilar no Sete de Setembro. Como já era de se esperar, o que sempre acontece se repetiu: alunos inconformados, alguns chorando, outros se lamentando e esculhambando o colégio. Muitos que esperavam estar na lista, saíram como suplentes ou simplesmente, não tiveram seu nome publicado; alguns graduados terão que tirar a graduação e desfilar no corpo da tropa. No Pavilhão II, aluna que coloca o povo em forma, ao informar que haveria reunião com os integrantes da Iª Cia no intervalo, enfatizou que um aluno (não vou citar nomes) não está na lista e não deve mais treinar na companhia. Essa fala dela foi motivo de "resenhas" por toda escola hoje e virou até tag no twitter.

O CPM está planejando dar uma base para os alunos que pretendem fazer Direito, com aulas aos sábados. Para isso irá fazer o quantitativo de interessados para ver se o projeto poderá ir em frente. Com certeza uma boa iniciativa, será perfeito se for estendida para outras áreas como, Medicina, Engenharia e Psicologia, áreas muito desejadas pelos alunos no vestibular.

Lembrando que amanhã tem Impedimento e quem foi convocado é bom não faltar.

E quem estava esperando faltar a semana que vem toda, está confirmado. A Semana da Pátria será da quarta até a outra (01/09/2010 a 08/09/2010). 

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM
Daqui a pouco mais uma edição do Especial.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Especial - 5000 acessos

Nestas edições especiais, iremos publicar a cada dia, dois blogs administrados por alunos do CPM.

Hoje iremos publicar as seguintes páginas:

O Fantastico Mundo de Oxford. É um blog que aborda temas cotidianos, e esclarece algumas dúvidas na visão de um estudante. Além disso publica toda semana histórias contada por leitores, que podem ser contos românticos, de terror, comédias, entre outros gêneros. Usa uma linguagem bastante mitológica, de uma maneira muito individual. Muito interessante. Criado por Geferson Soares.

Vida de Artista. É um blog que fala das novidades dos artistas mais famosos de todo o mundo. Com um visual bastante juvenil e a cada mês tem um especial, que vai a fundo sobre a vida e a obra de um determinado famoso. Se você é curioso já sabe para onde ir. Criado por Sidnaldo Lopes.

Hoje são esses. Então se você é aluno ou ex-aluno CPM e possui um blog ou site, envie para nós que iremos publicar aqui.

Valeu! Amanhã tem mais.
Harry CPM

Avaliações, o fim se aproxima...

Olá.

Semana que vem será uma semana agitada, pois no dia 19, já iniciamos a IVª Unidade. Na segunda e na terça aulas normais, não haverá treinamentos prolongados e serão realizadas as últimas avaliações e revisões para a prova da IIIª Unidade. A partir de quarta-feira não terá aulas para os alunos que não fazem parte da Guarda de Honra; para os que fazem, os treinamentos serão até a sexta-feira (podendo se estender até o sábado se for necessário).


Já saiu o calendário das provas dessa unidade, que já antecipa o que vai vim na unidade derradeira.

III° Ano
09/09    Matemática
10/09    História
1309     Física
14/09    Química
15/09    Biologia
16/09    Língua Portuguesa / Redação
17/09    Geografia / Língua Estrangeira

II° Ano
09/09    Biologia
10/09    Física
13/09    História
14/09    Língua Portuguesa / Língua Estrangeira
15/09    Geografia
16/09    Química
17/09    Matemática

Hoje na hora do intervalo, aconteceu uma discussão feia. Duas meninas do III° ano "saíram na mão", por causa de um motivo fútil: a disputa por um lugar. Um estava no meio do caminho e não quis sair, o que gerou o grave desentedimento, com direito e socos, pontapés e palavras de calão. As duas foram encaminhadas a UD e serão punidas de acordo com o regulamento do CPM.

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Daqui a pouco, a primeira edição do Especial 5000 acessos. Não perca!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mais um dia de paralisação...

Oi. Hoje como já havia sido informado, ocorreu realmente a paralisação dos professores da rede estadual de ensino. Como de praxe, praticamente nenhum professor civil compareceu ao colégio, com a presença apenas dos professores militares. Também se repetiu a falta de alunos. Algumas turmas continham apenas um ou dois estudantes.

Na hora do intervalo, ocorreu mesmo o Ensaio Geral das Companhias, porém, sem a supervisão de nenhum oficial. Tudo indica que isso ocorrerá amanhã. A lista de quem vai desfilar no Sete de Setembro, já está pronta, porém, como no CPM toda lista demora para ser publicada, vamos esperar quando ela será fixada no mural.

Durante a descida para o almoxerifado, para fazer a descarga do material, algum aluno sem querer (assim espero eu) riscou o carro de um tenente. Não se sabe quem foi, pois várias frações passaram pelo local : 1ª Companhia, Guarda Bandeira e as Bandeiras Históricas e Estaduais. Se o culpado (s) não for achado, o prejuízo terá que ser dividido entre todos os"suspeitos".

Felicidades!!!! O blog atingiu Cinco Mil acessos. Obrigado a todos que acompanham o nosso trabalho. E como prometido, a partir de amanhã começaremos o especial. Ok? Então, se você é um aluno CPM e possui um blog, envie para nós.

Para fechar com chave de ouro, hoje temos a resposta de uma pergunta que não queria se calar. Por onde anda a tia do lanche?  Descobrimos que a tia do lanche parou de vender suas merendas no colégio, porque o dono das cantinas do CPM, a denunciou! Ele alegou que ela não poderia continuar vendendo, pois o CPM já tinha uma cantina e isso era ilegal. Claro que foi tudo inveja, porque os lanches da tia estavam vendendo muito e atrapalhando a venda da merenda da cantina, que apesar de ser mais cara é menos gostosa. Um verdadeiro absurdo.

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM, com colaboração de Zorba.

Gente por hoje é isso. Amanhã, postagem especial. Valeu e até mais.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Paralisação e treinamentos finais

Olá.
Hoje tenho algumas informações a passar. Amanhã, todos já devem saber, ocorrerá uma paralisação dos professores da rede pública de ensino, por causa do não pagamento do URV (Unidade Real de Valor), que foi a mudança do Cruzeiro Real para o Real, em 1994, que até hoje a diferença não foi repassada. Desta vez não obtive acesso aos professores para saber quem vai comparecer amanhã, mas saibam que todos os militares irão para o colégio.

Para quem é componente da Guarda de Honra, de qualquer forma, o ideal é não faltar amanhã, pois haverá o 1° treinamento geral das companhias e, segundo o tenente, quem faltar terá um ponto negativo para o Sete de Setembro, cujo a lista já está pronta e será publicada amanhã ou quinta. O treinamento neste ano, será bastante pesado, justamente para que os menos capacitados e com menor resistência física, desistam e sejam cortados, dando lugar aos suplentes.

De acordo com uma pequena pesquisa realizada neste blog, a matéria que os alunos têm mais afinidade, apesar dos cálculos, as vezes difíceis é Química (26%), seguido de História (20%) e Matemática (16%). Isso mostra que, apesar dos alunos reclamarem bastante das matérias exatas, elas ainda fazem muito sucesso com alguns estudantes. A matéria menos votada foi Física, que teve apenas 1 voto.

Estamos preparando um pequeno especial para os 5000 acessos. Se você é um aluno CPM e possui um blog, envie para nós, que iremos preparar uma postagem para tais.


A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Por hoje é só. Até amanhã.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Corre, corre...

Oi galera.

Para quem ainda não se deu conta, esta é a última semana de aula!
Isso mesmo. Os professores terão que realizar todas as suas atividades como TC's e apresentações ainda nesta semana. Na semana que vem, teremos aula normal na segunda e na terça, a partir daí será a Semana Pedagógica, conhecida também como Semana da Pátria. Então, na quarta, quinta, sexta (e provavelmente sábado) serão realizados os treinamentos para o Sete de Setembro.
A IIIª Unidade que é considerada a mais longa e cansativa, doou esse papel para a IVª, que é a derradeira unidade e com certeza, a mais definitiva.

Só para ressalvar uma coisa. Devido a repurcussão da postagem de sexta-feira (Graduados superiores não cumprem obrigações), gostaria de ressaltar que não é objetivo do Blog denegrir a imagem de ninguém, apenas falar a verdade de forma informativa e imparcial. Referindo-se ao assunto, é claro que existem algumas exceções que não se aplicam as críticas, porém a maioria dos graduados oficiais superiores, apresentam sim, o comportamento denunciado pela postagem.

Hoje a postagem é curta mesmo. Estamos preparando um pequeno especial para os 5000 acessos. Se você é um aluno CPM e possui um blog, envie para nós, que iremos preparar uma postagem para tais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Valeu e contamos com vocês.

domingo, 22 de agosto de 2010

Festival de Talentos no CPM

Ontem aconteceu no CPM Dendezeiros um encontro de jovens talentos organizado pelo Expresso Azul, marcado para iniciar as 9:00hs. O Festival teve um pequeno atraso e se iniciou por volta de 30 minutos após o previsto; pela manhã choveu muito, o que pode ter sido a causa do baixo público. As apresentações começaram com uma banda de pagode (onde não havia nenhum aluno do CPM), em seguida veio apresentações de dança e de músicas com cantores solo e banda.
O corpo de jurados foi formado pela diretora (Senhora Jaciara Petersen), dois tenentes, os policiais que trabalham semanalmente estavam lá. O pequeno público foi suficiente para animar e depois de 1 hora de evento a chuva já havia passado e todos se colocaram a frente do palco.
Os convidados foram bem educados e aplaudiram as apresentações; bem como não houve registro de confusão. A animação esteva presente no evento que durou cerca de 4h e poderia demorar mais se não houvesse grande numero de falta dos candidatos.



Principais Momentos:
Todos se apresentaram brilhantemente, e mostraram que são talentosos; a Banda de rock, a Banda SS Boys animaram a galera, a dança do ventre feita por uma aluna do terceiro ano prendeu a atenção de todos, bem como a banda de pagode dos alunos do 6º ano. Um momento que chamou bastante atenção a apresentação de uma menina do IIº ano, com dois rapazes do Iº ano.


Brindes
Os presentes do sorteio não foram muito bons: kits da Bahia FM e caixas de chocolate.


Os 3 melhores:
Em terceiro lugar ficou o dançarino do 7º ano integrante do coral e que sempre faz apresentações no CPM;
Na segunda posição ficou a banda de rock formada por 1 aluno do cpm, um ex aluno e outros 3 integrante que não são da casa ;
Em primeiro lugar a dança do ventre (que tinha sido uma das primeira e que poucos se lembravam).

Young

Valeu e até mais.

sábado, 21 de agosto de 2010

Polêmica da Semana: Imperialismo Ameaçado

O Colégio da Polícia Militar da Bahia foi criado em 1957, em Salvador – a unidade Dendezeiros. Depois, outras unidades foram surgindo: Feira de Santana (2005), Juazeiro (2005), Lobato (2006), Ilhéus (2006), Ribeira (2006), Teixeira de Freitas (2006), Candeias (2006), Vitória da Conquista (2006) e Luís Tarquínio (2007).



Pelo fato de ser a sede destes colégios e por ter sido criado primeiro, o CPM Dendezeiros sempre foi o colégio que se destacou, tanto em caráter educacional, como estrutural e representativo. O Dendezeiros sempre teve a sua Guarda de Honra muito bem representada e todos os anos era quem tinha os seus comandantes desfilando no Sete de Setembro, além de ter sempre a sua Guarda Bandeira participando por completo durante TODOS os anos. Esse total imperialismo do nosso CPM, nestes últimos anos, porém, vem sendo ameaçado.


No ranking do Enem deste ano, o CPM Dendezeiros ficou atrás de quase todos os CPM’s de Salvador, à frente apenas da Ribeira. Em 1° lugar dos CPM’s ficou o da Vitória da Conquista, seguido pelo Lobato, Luís Tarquínio, Teixeira de Freitas e só aí vem o Dendezeiros.


A nossa escola sempre teve os comandantes com a maior média geral de graduação, com isso sempre os nossos comandantes foram os lideres de fração no Sete de Setembro. Neste ano, porém, será diferente, pois não será utilizada a média do comandante e sim a qualidade. Ou seja, que estiver melhor desfila, que estiver pior não desfila.


A situação mais crítica é a da Guarda Bandeira. As Unidades do Lobato e da Ribeira também prepararam as suas Guardas Bandeiras e, como só uma poderá desfilar, será escolhida a melhor. Rola os boatos que no Lobato haverá uma premiação interna para os integrantes da fração se conseguirem ser melhor que a nossa. Ontem a Guarda Bandeira recebeu oficialmente o apoio da 1ª Companhia, que está disposta a ajudar no que for preciso para a Guarda Bandeira do Dendezeiros ganhar a disputa.


Fica registrada aqui a torcida do Blog do CPM para que possamos ter todas as nossas frações, com todos os nossos comandantes, e que, neste ano, possamos recuperar o nosso cargo de principal Colégio da Polícia Militar de Salvador e da Bahia.

Harry CPM
A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL

Gente valeu. Boa sorte a todos e até a próxima.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Graduados superiores não cumprem obrigações

Oi gente.
É um prazer falar com vocês de novo.
Infelizmente, hoje vou ter que falar em um assunto que não me agrada muito, mas como um informante imparcial sou obrigado a escrever.
Os alunos graduados oficiais superiores (majores, tenentes-coroneis e o coronel) não entram em forma, por serem alunos "diferenciados". A obrigação deles é ficar nos lugares definidos; sem conversas; cumprindo ordens dos policiais militares e ajudando nas atividades disciplinares. Infelizmente, isso não está acontecedo. O que os outros alunos estão vendo são graduados andando de um lado para o outro, sem fazer nada, conversando e não servindo de exemplo para os demais alunos "convencionais". Alguns por não entrar em forma, não cortam o cabelo, não comparecem de coturno nas sextas-feiras e chegam atrasados, sem nenhuma punição. São fatos que precisam ser apurados, pois tais situações não são justas com os demais alunos e graduados que entram em forma.

Mudando de assunto. Amanhã teremos na escola um Festival de Talentos, as inscrições para os interessados são até hoje. Quem canta, dança, dubla, atua, toca, ou pratica qualquer outra forma de arte pode participar. A inscrição é gratuita e os melhores da escola, representarão o nosso colégio. O Festival será amanhã à partir da 9 horas. Quem quiser assistir pode ir a escola com  uniforme de Educação Física ou com o Diário. Quem vai se apresentar, poderá ir à paisana, desde que não esteja contra os padrões do CPM.
Os organizadores do evento, estão arrecadando alimentos para doar para algumas ONG's. Como forma de incentivo, será sorteada uma bicicleta para os doadores.

As Companhias do CPM Dendezeiros estão passando por momentos complicados. Amanhã, uma Polêmica da Semana especial sobre esse assunto, vocês não podem perder.

Harry CPM
A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL

Por hoje é só. Amanhã temos um novo encontro

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Por onde anda a tia do lanche?

Há algum tempo estávamos acostumados com a presença da Tia do Lanche (também conhecida como mãe de Kaio). Que costumava vender lanches na hora do intervalo a preços "populares" que agradavam a muitos alunos. Ela passava muito tempo no colégio e também prestava alguns serviços, como alugar túnicas para o 7 de setembro ou passar informações para os alunos. Mas de uma hora para outra ela parou de aparecer. Sumiu. Por onde será que ela anda?


O que nos intriga é que ela saiu justamente depois que o seu filho perdeu a graduação de coronel. Será que ela ficou magoada e cortou as relações com a escola? Ou foi proibida de vender lá? Os alunos perguntam e aguardam respostas. De qualquer forma se ela voltar, muitos estudantes estarão esperando para poderem comprar os seus satisfatórios lanches.

Harry CPM

A Palavra convence, o Exemplo Arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.


Até mais!
Olá pessoal.
Hoje tivemos algumas surpresas pela manhã. Os alunos que não cortaram o cabelo, tiveram que voltar para as suas casas (ou cortar e depois voltar ao colégio). E na leitura do boletim, finalmente saiu vários Elogios de Alunos que estavam atrasados, alguns alunos chegaram aos dez pontos na FAD hoje.

Referente à intolerência aos atrasos que começará a ocorrer a partir do dia 1°, os estudantes estão fazendo vários comentários. É claro que todos estão contra esta "proposta". Qualquer atraso não será tolerada, o aluno que chegar dois segundos depois da portão ter sido fechado, não poderá entrar na escola (independente da causa, mesmo o ônibus tendo quebrado, ou estiver chovendo muito...).
Hoje e amanhã, o clima é de TC de Matematica no I° e no II° ano (Binômio de Newton).

O projeto das Eleições 2010 continuam. Os alunos/candidatos estão gravando a propaganda politica aos poucos, algumas turmas já realizaram o debate e a partir da semana que vem, os estudantes de todas as turmas (inclusive do I° e do III° ano) poderão vvotar no seu candidato favorito.

As aulas da cavalaria estão suspensas por tempo indeterminado.

Na quarta-feira que vem, como eu já havia informado, está marcada uma paralisação dos professores. Assim que puder, informarei quem vai comperecer ao colégio e quem pretende faltar.

Daqui a pouco vejam a republicação de uma das postagens mais faladas do blog. É já já.

Harry CPM
A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL

Por hoje é só e até mais.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Chuva, frio e vento

Hoje as aulas, mais uma vez, foram marcadas pelo vento forte, pela chuva incessante e pelo frio intenso.
Mesmo com o céu nublado, a chuva não nos salvou da entrada em forma, pois só resolveu cair antes e depois da parada (muitos já perceberam este "fenômeno", pois a chuva sempre para às 7:00hs...).
Nenhuma fração treinou no intervalo, porque além da chuva. os comandantes e sub-comandantes estavam em reunião com o tenente, apenas para confirmar os alunos que participaram das solenidades do ano passado e do início deste ano. Como eu já falei, nem todos os comandantes (e fração, no caso da Guarda-Bandeira) estão garantidos no Sete de Setembro, devido a qualidade da Guarda de Honra das outras unidades do CPM em Salvador.

Harry CPM
A Palavra convence. O Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.

Gente, hoje é só isso mesmo. Até mais.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Batido o martelo. Teremos Projeto Interdisciplinar neste ano também

Oi galera.
O dia de hoje foi chuvoso (e salvou os alunos do Pavilhão I da entrada em forma e da revista de cabelo), deixando os alunos menos inquietos, o que foi comentários de alguns professores. O frio reinou. Isso não impediu que tivesse os treinamentos normais na hora do intervalo [mesmo com uma gigante redução de efetivo]. No Pavilhão II não teve jeito, faça chuva ou faça sol, os alunos entram em forma. O que ocorreu hoje, eles entraram em forma, entoaram um hino e ainda tiveram a revista de cabelo (abrindo literalmente um parênteses: essa política de cantar hinos menos convencionais como o da Bandeira, o da Independência e o  da PM, também já está sendo adotada pelo Ensino Fundamental).

E está confirmado. Neste ano teremos Projeto na 4ª unidade. No II° ano, o tema empolgou muitos estudantes e professores: As profissões, que estará voltado a escolha da profissão dos alunos, o que fundamental para os estudantes do Ensino Médio. História e Geografia já confirmaram a substituição do TJ pelo projeto, porém existem algumas pendências com outras matérias. Mesmo a maioria aprovando a realização do projeto, muitos alunos condenam essa atividade.

Pelo que sabemos, o Ciência, Arte e Magia; que já passaram pela novela da viagem a Natal, poderão acabar sendo surpreendidos. Segundo informações exclusivas, o CAM vai terminar a parceria com o CPM. Hoje será feita uma reunião e a decisão será tomada. Não percam amanhã mais um capítulo dessa emocionante novela.

Harry CPM e Zorba
A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL


Valeu e até mais.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Se cuida Guarda Bandeira.

O CPM Dendezeiros sempre esteve acostumado a ter as suas frações e os seus comandantes desfilando no Sete de Setembro, além de liderar em tudo entre os CPM's da Bahia. Porém este cenário está mudando. O Dendezeiros, infelizmente, na média do Enem 2009, ficou atrás do CPM Lobato e Luís Tarquínio aqui em Salvador, além de perder para outros colégio da Polícia na Bahia.
Agora, até as companhias estão ameaçadas. A Guarda Bandeira, por exemplo, irá desputar a vaga no Sete de Setembro, com as outras unidades do colégio. Quem estiver melhor desfila, quem estiver inferior simplesmente terá que encontrar outra fração para ir a solenidade.

Com a saída do tenente responsável pelo Pavilhão I pela manhã, as paradas prometem ser mais curtas, hoje mesmo, não durou nem dois minutos. Amanhã está marcada a Revista de Cabelo e é o último dia para a entrega do aviso assinado pelos pais, referente a intolerância aos atrasos.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Por hoje é só gente e até mais.

domingo, 15 de agosto de 2010

Um exemplo a se seguir: Lorena Galvão

Seu nome: Lorena Galvão
Profissão: Estudante de medicina

Lorena é um grande exemplo de esforço e dedicação.
Foi Aluna Coronel em 2007 e marcou seu nome no Colégio, dentre outras qualidades, por ter obtido média 9,70 no 2° ano do Ensino Médio.

Muitos dos professores e oficiais comentam sobre o seu bom desempenho e seu excelente caráter. Ela participou da primeira turma do Centro Científico: Ciência, arte e magia. Durante o 1º e o 2º ano do Ensino Médio, por ter conseguido ser a 1ª colocada na graduação participou da Guarda Bandeira.
Atualmente cursa Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e além de falar português, sabe falar inglês. Em 2008 foi uma Jovem Embaixadora.
Uma de suas qualidades é a humildade, que esbanjava por onde passava. Ela andava sempre rodeada de muitos amigos e até hoje os mantém.

Livros que já leu:

-1984 (George Orwell);
- O Encontro Marcado (Fernando Sabino);
- Vidas Secas (Graciliano Ramos);
- Harry Potter (J.K. Rolling);
- As Vítimas Algozes (Joaquim Manoel de Macedo);
- Estação Carandiru (Drauzio Varella);
- O Perfume (Patrick Suskind);
- Os Miseráveis (Victor Hugo);
- Batismo de Sangue (Frei Betto);
- Os Vermes (Pimenta e Torero);
- Equador (Miguel Sousa Tavares);
- Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle);
- O Código da Vinci (Dan Brown);
- Anjos e Demônios (Dan Brown).

Sua sabedoria e inteligência foi marcante no Colégio e na vida.


Lorena, nunca iremos te esquecer, sucesso!
Zorba.

Valeu e até mais.

sábado, 14 de agosto de 2010

Especial - Companhia de Alunos: Cavalaria e Banda de Música

Cavalaria

A cavalaria é uma companhia especial de alunos do CPM. É uma companhia única, que abarca homens e mulheres de todas as unidades do CPM de Salvador.Como o nome já sugere, na Cavalaria, todos os componentes desfilam sobre cavalos e éguas. Para entrar na companhia é necessário participar de um processo seletivo, que testa a coragem do aluno e a sua vocação.
No Sete de Setembro, alguns anos a Cavalaria desfila, neste ano é provável que os alunos que se destaquem nos treinamentos, consigam participar da solenidade. Os treinos dos membros da Cavalaria ocorrem em Itapuã, no local de treinamento da Polícia Montada. O comandante é o aluno mais experiente e que tenha maior introsamento com os cavalos.

Perfil
Nome: Cavalaria
Comandante: Ícaro Alex

Banda de Música

O que seria toda a Guarda de Honra, sem a Banda de Música? A banda do colégio é formada por diversos instrumentos, principalmente pelos de percussão: bumbo, prato, chocalho, triângulo, etc. Mas tem também, saxofones, trompetes, clarinetes, entre outros.
É a banda de música que coordena os passos de todas as frações nas solenidades, com a marcação do bumbo. Toda as músicas executadas são tocadas pela banda para ser acompanhada pela voz.
O comandante da banda, geralmente é um aluno capitão do II° ano, independente de sua antiguidade. Os integrantes da banda são as pessoas que geralmente mais têm pontos na FAD, pela facilidade dos pontos serem computados para os participantes dessa fração.

Harry CPM

Valeu gente. E dentre alguns dias mais outro Especial pra vocês, com outro tema. Até a próxima.

Polêmica da Semana: Meu Deus, estou grávida!!!

O assunto está meio batido, muitas pessoas costumam falar nisso, mas não tem jeito, os casos de gravidez na adolescência continuam evidentes, inclusive no CPM.


A adolescência é um período de descobertas. É um momento da vida, em que as pessoas se sentem (e realmente estão) mais nervosas, com os nervos à flor da pele; não é toda hora que se deve brincar, pois até um comentário pode fazê-la perder o dia. Enfim, é uma época, que todos os adultos já passaram e que as crianças irão passar, porque a adolescência, justamente é esse período de transição, entre a infância e a fase adulta.
Entre os adolescentes hoje, parece que voltamos um nível na história das sociedades. Antigamente, as jovens com 12,13 anos, já eram marcadas para casar, com jovens de 15,16 anos. Isso fazia com que eles tivessem logo seus filhos nessa fase da vida, o que era totalmente noral para a época. Nos dias de hoje, se vermos um caso de jovens se casando nessa idade, cm certeza nos assustaríamos, porém não pensem que estamos tão distantes dessa realidade. Em algumas sociedade o simples ato de "fazer sexo" já é considerado um casamento.
Agora, vamos raciocinar, uma pessoa que está apenas se descobrindo, que não tem maturidade na vida, que ainda recebe apoio e reclamações dos seus pais, que está com o seu emocional se formando e desequilibrado, teria a capacidade de trazer uma vida a esse mundo para dar educação, saúde, uma vida de qualidade e muito amor? Posso garantir que na maioria das vezes: não.
Graças ao avanço da educação no Brasil, grande parte dos adolescentes estão estudando. O que acontece quando uma das meninas aparece grávida? A maioria abandona o colégio, alguma voltam depois e não conseguem acompanhar as aulas, tendo problemas. O homens, pais das crianças, geralmente tambem abandonam a mulher grávida, deixando-a como mãe solteira.

O importante é não deixar a escola. Mesmo que fique um tempo cuidando do filho, é essencial que assim que puder, as mães voltem a estudar. No CPM, temos algumas futuras mamães e o colégio dá todo o apoio para que elas voltem a estudar assim que poderem. Poderão fazer suas avaliações perdidas e não precisar repetir o ano.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

Valeu e daqui a pouco o último dia do Especial. Não percam!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Especial - Companhias de Alunos: Bandeiras Históricas e Estaduais

Bandeiras Históricas

As Bandeiras Históricas é uma companhia formada apenas por mulheres (no CPM, pois em outras companhias militares, há a presença de homens nessa fração). Elas carregam bandeiras que representam momentos históricos da sociedade e da "história" do Brasil (daí o nome). A comandante é, geralmente a segunda aluna major. E, como na 1ª Companhia, a sub-comandante é uma estudante que já tenha tempo e experiência na fração. Cada aluna de acordo com a sua posição na fração, carrega uma bandeira específica.

Perfil
Nome: Companhias das Bandeiras Históricas
Comandante Atual: AL CPM MAJ Luísa Thiara
Sub-comandante Atual: Tainara
Objeto Símbolo: as Bandeiras

Bandeiras Estaduais

É bastante similar as Bandeiras Históricas. Possui apenas meninas no seu corpo e no seu Estado Maior emarcham com bandeiras. A diferença é que suas bandeiras representam as bandeiras dos Estados Brasileiros, por isso o número e contado: 27 integrantes no máximo, sem contar com a comandante, que desfila sem bandeira. Quem assume a companhia é a terceira major na lista de graduação e a sub-comandante é escolhida como nas Históricas:  aluna mais antiga e mais experiente. Seu objeto símbolo também são as bandeiras.

Harry CPM

Por hoje é só. Até amanhã.

CPM em sexta-feira 13

Para uma sexta-feira treze, hoje não foi nada mal.
Na hora da entrada em forma (na qual foi afirmado o fatídico aviso de que não será mais tolerado nenhum tipo de atraso), quando todos esperavam a execução do Hino Nacional Brasileiro para acompanharmos, do céu veio uma bênção: a chuva. Melhor pra quem tava no agrupamento dos atrasados que saíram correndo para as salas de aula.
No II° ano, a alegria não reinou total. Foi dado o resultado do 1° TC de Física e Matemática para algumas turmas e algumas notas não agradaram. A partir de segunda-feira, começará a ser aplicado os TC's de Biologia (que provavelmente será igual ou parecido em todo II° ano), que conterão apenas questões abertas.
Para os alunos que foram "agraciados" com a convocação para o Impedimento de amanhã, é prudente não faltar. Não esqueçam que faltar ao Impedimento é uma falta de natureza grave e que a punição pode ser a suspensão com prejuízo da satividades escolares.

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Daqui a pouco tem a penúltima matéria do Especial e amanhã não percam a Polêmica da Semana. Valeu e até mais!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pequeno Especial: 100 postagens

Olá todos os frequentadores assíduos e passageiros do Blog.
Estou aqui apenas para agradecer o sucesso e por termos conseguido, com o apoio de muitos alunos, colegas, etc, chegar a marca de 100 postagens.
Mesmo com dificuldades, sempre tentamos publicar postagens diárias para atualizar VOCÊ de tudo o que acontece no CPM.
Estamos fazendo de tudo para melhorarmos ainda mais a qualidade do nosso blog, temos agora 3 blogueiros, além da participação de todo o CPM.
Esperamos chegar a muito mais posts: 1000, 10000000 juntos com vocês.

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Agradeço de coração, conto com todos vocês para a melhoria do nosso site. Muito obrigado!

IIIª Unidade

Por incrível que pareça, muitos professores estão "afrouxando" seus corações.



A terceira unidade é uma oportunidade de aproveitar o bom humor dos nossos mestres e dedicar-mo-nos aos inúmeros afazeres que surgem a cada aula.


Diferentes métodos têm sido adotados (pela maioria dos professores) para facilitar o entendimento, melhorar as notas e até mesmo para facilitar a correção/avaliação de trabalhos. Muitos, diferentemente do comum (tc's), têm adotado como método avaliativo: trabalhos teatrais (que alguns já faziam), apresentações orais, debates, conversas, construção de textos baseados em filmes e/ou programas de televisão, enfim, é essa oportunidade de recuperar o tempo perdido e correr atrás, principalmente nas matérias que temos algum tipo de deficiência. È o tempo de se esforçar para prosseguir em nossa carreira de estudo! Feliz dia do estudante.


"O estudo é um trabalho em que somos obrigados a pôr toda a nossa vontade para realizá-lo com o maior rendimento possível."
(Thomas Wittlam Atkinson)



ZORBA


Especial - Companhias de Alunos: Guarda Bandeira

A guarda Bandeira é uma das companhias mais importantes da Guarda de Honra, tanto na escola, quanto na PM. Podem participar homens e mulheres desta fração, apesar de dificilmente vermos mulheres no corpo da tropa. A companhia que tem como função "guardar" o Pavilhão Nacional, é composto por três bandeiras: a do Brasil, a da Bahia e a do Colégio, sendo levadas, por graduados do Ensino Médio. Geralmente fica assim: o terceiro colocado (um aluno Tenente Coronel) do III° ano é o comandante e leva a bandeira do Brasil; o Major 1° colocado no II° ano leva a bandeira da Bahia e o 1° Tenente 1° colocado do I° ano leva a bandeira do CPM.
A companhia também é composta por mais sete alunos, que representam o corpo da tropa e levam um armamento (o fuzil) diferenciado da 1ª Cia por ter a baioneta (uma espécie de "facão").
A Guarda Bandeira é a companhia que só se movimenta com as outras frações da Guarda de Honra em posição de sentido e, cujo as autoridades prestam continência, devida a presença do Pavilhão Nacional. Essa fração é a última a entrar no agrupamento das frações, sendo incorporada e é a primeira a sair no momento da desencorporação.
Na sua passagem nas ruas, e até mesmo quando há uma apresentação de qualidade na escola, a Guarda Bandeira se destaca pelas lindas bandeiras, pelo coturno [ou sapato branco, no caso das mulheres] e pela energia da companhia.

Perfil
Comandante Atual: Al CPM TEN CEL Thalita Bianca
Sub Comandante Atual: Al CPM MAJ Luiz Nunes
Brado Atual: Força Sagrada/ Do peito varonil/ Guarda Bandeira/ Guerreiros do Brasil
Objeto Símbolo: Bandeiras, representando o pavilhão nacional e o armamento com baioneta.
Antigos Comandantes: Juracy (2009-2010), Jonatas (2009)

Zorba

Valeu. Amanhã tem mais especial.

Nada de atraso!!!

A partir do dia 1° de setembro, a escola não vai permitir o mínimo atraso. As portas serão fechadas as 7:00hs. E, quem tiver o desprazer de chegar um minuto sequer depois, NÃO vai poder adentrar no colégio. Regras do novo Diretor Adjunto.
Infelizmente, atrasos causados por causa de transportes coletivos, ou problemas em que o aluno não tenha culpa, provavelmente será desconsiderado e a pena será aplicada. Particulamente, descordo. Porém como aluno, vou me preparar pra não ter o desgosto de me atrasar por qualquer motivo e perder as minhas SEIS preciosas aulas.
Amanhã, os alunos não esqueçam do coturno.

Pra quem tem interesse de partcpar do Sete de Setembro, fiquem atentos. já foram definididos os critérios principais para a seleção dos alunos: ter participado da Formatura do III° ano (2009) e a assiduidade nos treinamentos desse ano.

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Daqui a pouco tem a continuação do Especial da semana. Não percam!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Especial - Companhias de Alunos: Estado Maior

O Estado Maior, como o próprio nome já diz(Maior). É a fração de maior instância da Guarda de Honra. Participa homens e mulheres, apenas sob a condição de serem alunos graduados. Os oficiais superiores, em suma do 3º ano, o estado maior é denominado a elite intelectual do Colégio, isso se deve ao fato de os seus componentes já terem passado por todas as séries que um estudante precisa passar (cursando então o 3º ano) e na série anterior(segundo ano) terem sido destaque. Como nós conhecemos, eles são os alunos mais antigos, pelo sistema de graduação. Todos os seus integrantes usam a espada, que é o símbolo da companhia.

Os integrantes dessa fração são renovados anualmente. Quando completa, fica na guarda de honra à retaguarda do Al Cel. Assim como as outras frações, esta apresenta alguns atritos com a Guarda Bandeira. e algumas vezes é alvo de "brincadeiras" da 1ª Cia. O Estado Maior é uma das companhias mais cobradas pelos oficiais.
Entre os graduados do III° ano, o Estado Maior é uma das companhias mais desejadas. Quem assume o comando, geralmente é o segundo colocado na lista de graduação (1° Tenente Coronel). O sub-comandante na teoria é o 4° da lista.

Perfil

Nome: Estado Maior da Guarda de Honra
Comandante Atual: Al CPM TEN CEL Andreza Santiago
Brado Atual: C-P-M/ Estado/Maior/Com força e inteligência/ Elite do colegio/ Mostrando excelência
Objeto símbolo: a espada

Postado por Young
Amanhã tem mais especial. Valeu!

Dia do Estudante

Hoje quase todos sabem que é o dia do estudante. Toda a data comemorativa tem uma origem, certo?
O nosso dia também. Aliás, esse feriado chega a ser injusto com que também estuda, estudou, ensina, porém tem que ir trabalhar. Pois estudante somos todos, que buscamos e passamos conhecimento.

Mas você sabe a origem do Dia do Estudante?

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Não percam daqui a pouco, mais um Especial. Hoje sobre o Estado Maior.

A palavra convence o exemplo arrasta. Tudo o que acontece no CPM e agora OFICIAL.
Harry CPM

Até daqui a pouco.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Especial - Companhias de Alunos: 2ª Companhia

A 2ª Companhia de alunos é uma fração formada apenas por mulheres. Criada em na década de 90
(quando foi permitida a matrícula de meninas na escola), hoje é a cia mais procurada pelas moças da escola.
As meninas que marcham nessa companhia chamam a atenção pelo rebolado e pela maneira mais "sensual" de desfilar.
A estrutura da 2ª Companhia é um pouco parecida com a da 1ª. Vai na frente uma comandante (geralmente, a Al Maj mais bem colocada), seguida da porta-flâmula (que possui uma bandeira com a símbolo da 2ª Cia). Depois vem o Estado Maior e o corpo da tropa. O agrupamento também possui uma sub-comandante, que geralmente é a Al CAP mais antiga presente na tropa.
Por ser guiada e comandada por mulheres, a 2ª Cia é uma companhia organizada, além de ser um símbolo da inclusão feminina no Regime Militar (na PM não existe companhia apenas para mulheres, é todo mundo junto...).
Existe uma "pequena" rivalidade (que pode ser levada na brincadeira) entre a 1ª e a 2ª Cia. As duas frações quando podem, costumam alfinetar uma a outra através dos seus brados.
Nas ruas, a companhia chama bastante atenção, principalmente do público feminino. Neste ano houveram algumas intrigas, que já foram resolvidas (http://cpmsalvador.blogspot.com/2010/08/discussoes-internas.html).

Perfil
Nome: Segunda Companhia de Alunos
Comandante Atual: AL CPM MAJ Larissa Matos
Sub-comandante Atual: Al CPM CAP Emanuelle Celina
Brado Atual: C-P-M Sempre guerreiras/ Marchando com sucesso/ É a 2ª Cia/ Melhor do Universo.
Objeto Símbolo: Não possui, sua marca é o movimento de mãos sincronizados.
Antigas Comandantes: Franciele (2010-início); Gisele Amorim (2009- Formatura IIIº Ano).

Amanhã tem mais um Especial com a Guarda Bandeira. Não percam!
Harry CPM


Por hoje é só. Valeu!

Conselho de Classe

Oi.
Hoje no CPM, no momento da entrada em forma ficamos sabendo do resultado do Conselho de Classe. No 2º ano, apenas na turma D a sala toda foi elogiada. A turma C foi o destaque negativo no conselho, sendo considerada a pior classe do 2º ano na IIª Unidade. Segundo o tenente, a turma D receberá um elogio coletivo (acréscimo de 0,15 pontos na FAD). E os alunos elogiados receberão elogio individual.
Vários alunos foram também destacados negativamente por conversar em sala, tomar notas baixas, não se comportar bem, etc. O tenente os convocou para uma reunião no intervalo, onde falou sobre o futuro e os estudos de cada um.
O Iº ano não teve aula devida a Reunião de pais e vale lembrar que amanhã não tem aula devido o Dia do Estudante.
Para quem ficou curioso, a Iª Cia foi realizar um favor no almoxerifado, colocando cadeiras quebradas num depósito.

Não percam; já,já, o Especial sobre a 2ª Cia.
Harry CPM

Até mais!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Especial - Companhias de Alunos: 1ª Companhia

A 1ª Companhia de Alunos, conhecida popularmente como 1ª Cia; é uma das mais tradicionais companhias da escola. É formada apenas por estudantes do sexo masculino. Seu objeto símbolo é o fuzil, utilizado por todos os alunos do corpo da tropa. É composta por um comandante (geralmente o Aluno Major mais bem colocado do IIIº Ano); por um sub-comandante (que pode ser o Aluno Capitão mais antigo do IIº presente na fração ou o aluno mais antigo do IIIº ano na tropa). Tem a presença de um mascote (aluno do 6º ou 7º ano que segue atrás do comandante) e do porta-flâmula (que usa um fuzil contendo o símbolo da companhia, geralmente é um aluno que tenha bastante tempo na 1ª Cia). Também tem o Estado Maior da 1ª Cia, composto por graduados do Iº, IIº e do IIIº ano e o corpo da tropa, que são alunos não-graduados do Ensino Médio.
Na Formatura do IIIº ano em dezembro, quem assume interinamente a companhia, geralmente é um major do IIº ano e no início do ano seguinte quem comanda é um capitão (em 2010 foi Flávio Guimarães), depois da Cerimônia de Graduação, o major assume a fração até o resto do ano (em 2010 Reinande).


PERFIL

Nome: Primeira Companhia de Alunos
Comandante atual: Aluno Major Reinande
Sub-comandante atual: Antonio
Brado atual: C-P-M 1ª Cia/ Tropa Padrão de muita tradição/ Sempre cultivando/ A paz e a união
Objeto Símbolo: Fuzil
Antigos comandantes: Marcelo Filho (2009); Marocci (2008-2009)

Amanhã tem mais um Especial com a 2ª Cia. Não percam!
Harry CPM

Por hoje é só. Valeu!

Reunião de Pais

Oi gente.
Hoje os alunos do IIº Ano não tiveram aulas por causa da Reunião de Pais.
O sistema foi o mesmo da Iª Unidade: os pais chegavam, iam de sala em sala atrás dos professores e tinham um atendimento individual.
Amanhã é a vez do Iº ano.
Para quem é do Pavilhão I, não esqueçam que amanhã tem revista de sapato e de cinto

Não percam daqui a pouco o Especial sobre as Companhias de Alunos.

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Até daqui a pouco.

sábado, 7 de agosto de 2010

Polêmica da Semana: A sexualidade dentro do CPM

Para começar esta polêmica gostaria de esclarecer que no decorrer do texto não haverá citação de nomes de terceiros, pois a função do blog é levar notícias de forma imparcial sem que envolva a vida pessoal das pessoas, por isso esta postagem tem função de expor idéias.



Vivemos em uma sociedade moderna acostumada com mudanças e que nem se espanta mais com certas coisas, a citar como exemplo um assassinato, um roubo, dentre outras situações que de tão presentes em nosso meio se tornou comum. Verdadeiramente os tempos mudaram e a mentalidade que move o mundo não segue mais um uma padrão engessado, não há mais regras e condutas que são invioláveis, (mudanças que beneficiaram, mass que também contribuíram para a situação atual do nosso planeta). Mesmo com este turbilhão de mudanças existem ainda, grupos, comunidades, instituições que primam por um modelo de conduta dos velhos tempos, não que isto seja ruim, como é o caso da Polícia Militar e consequentemente do Colégio da Polícia.

Sem mais delongas, aos estudantes do Colégio da PM fica bem nítido como os antigos padrões vêm sendo quebrados, hoje no ano de 2010, percebemos uma presença significante de homossexuais no CPM, pessoas que vem mostrando sua verdadeira opção, não é de se espantar, a instituição que nós estudamos é um colégio de tradição com costumes a zelar, porém, que nunca iria ferir leis maiores como o direito a liberdade de todos.

Como percebemos isso?

A atitudes de certos alunos deixa a demonstrar sua opção. Este é um fator marcante de reconhecimento de tais pessoas, o que mais fica claro que a presença maior é de homossexuais do sexo feminino , elas estão deixando transparecer mais o que acham e o que sentem.

Como proceder?

É nítido que não há nenhum movimento GlS dentro do CPM, são pessoas que compartilham de uma opção sexual e que merecem serem respeitados, haja vista que atrás dos muros da escola, a função não é tratar da opção sexual de cada um, mas sempre precisamos respeitar os limites do outro, não há porque investigar a vida alheia.

Muitos consideram o homossexualismo uma escolha, outros uma imposição biologia, outros possessão demoníaca ou até mesmo tentação divina. Não é minha incumbência definir corretamente, mas o que podemos fazer é conviver em paz respeitando cada um, homossexuais tanto do sexo masculino quanto do feminino, têm que ser respeitados mesmo estando dentro de uma instituição militar, a escolha cabe a cada um e não é dever de ninguém julgar.

De: Young

E atenção quebrando todo este clima a próxima postagem será sobre tema descontraído para poder elevar o astral.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bullying é um crime moral e dá expulsão

Para quem não sabe, o bullying é uma falta de caráter ELIMINATÓRIO. Qualquer tipo de agressão (física, moral, psicológica, verbal...) que venha atingir outro aluno, seja ela feita diretamente, por meio de apelidos, piadinhas ou divulgações na internet; pode acarretar a justa expulsão do nosso colégio. Estou falando isso por que hoje fiquei estarrecido com uma visível cena de bullying verbal, parece que as pessoas acham isso normal e não sabem a gravidade da situação. Repito: quem pratica bullying, pode acabar sendo ELIMINADO do colégio, como prevê o Manual de Alunos no Capítulo II, Artigo 4º: "As transgressões de caráter eliminatório são:
I- a transgressão que afete gravemente a honra pessoal, o pundonor e o decoro sociale, como repressão imediata, assim se torne absolutamente necessária à disciplina (...)"

Dito isso. Informo que o tenente responsável pelos alunos do Pavilhão I, no turno matutino, falou hoje que irá se afastar um pouco devido aos estudos; porém continuará na escola durante à tarde e nas quartas-feiras o dia todo.
Atenção alunos do IIº ano, não faltem na terça-feira! Mesmo não tendo aula na segunda (que é reunião de pais, boa sorte a todos!) e na quarta (o nosso dia), não enforquem na terça, pois os professores planejam realizar atividades extras e/ou complemantares caso haja muitas faltas. além disso, o Corpo de Alunos já foi informado e estará ligado nas ausências.

Não se esqueçam: semana que vem teremos um especial sobre as companhias da Guarda de Honra. Vocês não podem perder!!!

A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Por hoje é isso. Valeu e manhã não percam a Polêmica da Semana.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CPM Pós-Jogo

Olá CPM

Hoje [devido o resultado do jogo de ontem entre Vitória e Santos, que deu o título ao time paulista] durante a entrada em forma, mais piadinhas contra os torcedores do Vitória, principalmente feitas pelos torcedores do rival baiano (Bahia), inclusive as lançadas pelo tenente. No Pavilhão II, nada de descontração, a parada seguiu no mesmo tom repressor (meu Deus, não posso ficar falando isso!). Claro que fica o elogio, pelo time ter representado o nosso estado (e o Nordeste) na final da Copa do Brasil e ter feito um bom jogo, que infelizmente (digo isso, independente de torcer pelo Bahia ou para o Vitória, pois quem é baiano, tem que torcer pelo sucesso dos times baianos) não lhe deu o título nacional.


Falando em elogio, os alunos do Ciência, Arte e Magia que representaram [muito bem] o CPM na SBPC, receberam uma singela homenagem em forma. O colégio parabeniza-os e se sente muito orgulhoso.


Pra quem ficou curioso, hoje teve uma solenidade na Vila, às 9:00hs, onde foi feito o juramento dos novos 1° Tenentes formados pela Academia Militar. Foi uma cerimônia simples e rápida (durou cerca de 30 minutos). A formatura, que é uma solenidade, mais longa e bonita, já ocorreu.


Eu consegui descobrir uma coisa. Já tem marcada uma nova paralisação de professores para o dia 25 de agosto, o que provavelmente parará as aulas no dia.

Não se esqueçam: semana que vem teremos um especial sobre as companhias da Guarda de Honra. Vocês não podem perder!!!

Por hoje é só. Valeu e até amanhã!


A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Voltando

Só passei para dar dois avisos:
Amanhã, revista de cabelo. Quem não for com o cabelo cortado, provavelmente já estará suspenso.
Como sabemos, hoje é a final da Copa do Brasil (Vitória e Santos). Como comunicador tenho que ser imparcial. Por isso só vou lembrar, que semana passada o tenente estava feliz com a derrota do Vitória. Vamos ver amanhã, como serão as coisas.

Não se esqueçam: semana que vem teremos um especial sobre as companhias da Guarda de Honra. Vocês não podem perder!!!


A palavra convence, o exemplo arrasta. Tudo o que ocorre no CPM e agora OFICIAL
Harry CPM

Memórias

Quanto vale a aparência, quais são os reais resultados de apenas existir uma imagem. Não podemos nos ludibriar com um passado de glórias e de vitórias que ocorreram, nem tentar construir o futuro em cima de lembranças.



O CPM , foi um referencial de boa disciplina e de boa educação contudo com os passar dos anos vem perdendo sua identidade, sua cara. E o que ficou? Apenas a aparência, um imagem, e de quem é a culpa?


A responsabilidade não é de uma pessoa, não é exclusividade do diretor, da diretora dos professores ou dos alunos, a responsabilidade é de todos não há um a quem possamos delegar a culpa, temos que ser prudentes... Do que vale querermos cobrar um cabelo milimetricamente cortado no padrão, se aquilo que deveria ser de excelência não é qual a importância de detalhes superficiais se aquilo que é a essência não está funcionando....... A EDUCAÇÃO...........


Podemos mudar,nos diferenciarmos, chegar ao topo, não relembrar apenas o passado mais sim, podemos gerar um presente de orgulho. Precisamos é agir juntos para melhorar o nosso colégio.


De: YOUNG


E aguardem uma postagem sobre sexualidade dentro do CPM.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...