sábado, 13 de novembro de 2010

Polêmica da Semana: Professor, me dá uma ajudinha?

O fim do ano letivo chegou, porém isso infelizmente não significa que todos os alunos estarão de férias. No CPM, a maioria dos estudantes necessita de um “empurrãozinho” ou de um grande empurrão quando acabam as quatro unidades. Conseguir 28 pontos direto é uma tarefa difícil, que para muitos beira o impossível; é um serviço que tem que se iniciar no primeiro dia de aula e só terminar na última prova, o que torna tudo ainda mais complicada.

Quando chegam os últimos dias de aula, o desespero vem cercando a vida dos discentes. A agonia para conseguir o que precisa nas avaliações é muito desagradável. E no dia do resultado todas as emoções ficam a flor da pele. Todo nosso ano de estudo e dedicação está sendo colocado a prova. Para muitos a surpresa a positiva, conseguem passar direto e curtir o temporário afastamento do colégio (na prática: se livrar da escola). Para outros, a surpresa é negativa: terão que ir para a prova final, precisando de 2, 4, 6, 8 ou 10 pontos; o estudo agora é essencial e não pode em nenhuma hipótese ser deixado de lado. Para uma minoria, a surpresa pode ser mais negativa ainda: estão direto na Recuperação; tão temida, tão indesejável Recuperação. Onde a pressão é enorme e cada aula é uma preciosidade.

No fim da IVª unidade ainda fica a dúvida. Será que o professor vai me dar (n) décimos para eu passar? Realmente essa pergunta atormenta muitos estudantes. Alguns docentes dão até um ponto para que um aluno passe, porém outros, só aprovam com 27,8 porque as Regras da Escola o obrigam. Ninguém merece ir para a Prova Final ou para a Recu, por causa de 0,5; 1,0 ponto. O sentimento de remorso parece que não vai sair mais de dentro do corpo.

Porém, a parte mais complicada é a hora do Conselho de Classe. Depois de não conseguir atingir os 28 pontos nas unidades, não conseguir o que precisa na Prova Final e não tirar 5 pontos na Recuperação; a última esperança é o insensível Conselho. Neste momento cada professor é importante e pode se tornar um anjo ou um demônio para o aluno. Não adianta pedir: “Professor, me dá uma ajudinha?”, “Professor, eu juro que ano que vem me esforço de verdade, mas por favor me aprova...”. As respostas geralmente serão frias e as frases feitas irão se repetir tipo um triste DéJàVu: “Eu te avisei...”, “Se esforçasse nesse ano se quisesse passar”, “Agora é tarde...”, “Sinto muito, aliás, não sinto não”.

O que resta agora é torcer bastante e estudar na mesma intensidade. Boa sorte e sucesso a todos que precisam de mais essas oportunidades extras de não repetir o ano.

Ps.: Os alunos do II° ano interessados em participar do Blog podem se inscrever no nosso concurso. Basta mandar um e-mail com seus dados básicos, codinome e um texto crítico-informativo para harrycpm@hotmail.com. Uma pessoa será selecionada para fecharmos a equipe. O tempo de inscrição será curto, pois na terça já pretendo dar o resultado. Então não percam tempo.
 
A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...